TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA - FARMACOLOGIA BÁSICA - UNIFOA

Projeto de pesquisa: TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA - FARMACOLOGIA BÁSICA - UNIFOA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO – FARMACOLOGIA BÁSICA – UNIFOA.

1 AVD – 2014.1

ODONTOLOGIA

PROFESSOR: RODRIGO FREITAS

1) Explique como os fármacos são metabolizados diga quais fatores podem influenciar nesse processo.

Após a distribuição e absorção os fármacos são metabolizados onde enzimas (CYPS) transformarão o fármaco em outras substâncias podendo ser inativa (90%), ativa (10% com os pró fármacos que depois voltarão a ser inativos) e ainda há um grupo especial que não é metabolizado. Ocorre principalmente no fígado e/ ou nos rins e os fatores que podem influenciar nesse processo são tipos de alimentos, fator genético, idade, raça, ação de outras drogas, e ação enzimática (indução/inibição), promovido por outros fármacos/ alimentos.

2) Explique como os fármacos são absorvidos diga quais fatores podem influenciar nesse processo.

A absorção é a passagem do principio ativo (droga), do local onde foi administrado para a corrente sanguínea porem essa absorção depende da das diferentes vias (sublingual, intravenosa, intramuscular, inalatória,etc) onde quanto mais rápido o medicamento for absorvido mais rápido será eliminado. Os fatores que influenciam nesse processo são estado em que o fármaco se encontra (sólido, líquido ou gasoso), se é lipossolúvel ou hidrossolúvel, as vias de administração, a perfusão sanguínea nos tecidos. Uma fração se liga a proteína plasmática ou do tecido formando um reservatório e a outra circula pelo fluido biológico (plasma)

3) Explique como os fármacos são distribuídos e diga quais fatores podem influenciar nesse processo.

Após ser absorvido no sangue o fármaco passa então por vários compartimentos sendo tanto centrais quanto periféricos. Os fatos que influenciam nesse processo são a característica do fármaco de ser hidrossolúvel ou lipossolúvel, a presença de barreiras ( hemato-encefalica, hemato-placentária, hemato-testicular) e fatores como a perfusão nos tecidos. Os fármacos pouco lipossolúveis por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biológicas, sofrendo restrições em sua distribuição, enquanto os muito lipossolúveis podem se acumular no tecido adiposo e prolongar a permanência no organismo. A ligação as proteínas plasmática também pode limitar a absorção.

4) Explique como os fármacos são eliminados e diga quais fatores podem influenciar nesse processo.

Após serem absorvidas, distribuídas e metabolizadas as drogas são eliminadas na forma inalterada ou na forma de metabólicos ativos e/ou inativos. Ocorrer pelas vias renal, biliar e fecal dependendo do tipo de fármaco. Os fatores que podem influenciar nesse processo são sua característica hidrossolúvel ou lipossolúvel onde substancias lipossolúveis são mais difíceis de serem eliminadas sendo transformadas então pelo fígado em hidrossolúveis sendo eliminadas mais facilmente.

5) Descreva o mecanismo de ação, as indicações clínicas e os efeitos colaterais das seguintes classes farmacológicas:

a) Agonistas adrenérgicos diretos

M.A= Se ligam diretamente e ativam os receptores adrenérgicos

IC= Usada para causar vasoconstrição, restringe a distribuição do anestésico aumentando seu tempo de latência e em casos de insuficiência cardíaca.

EC= Taquicardia seguida de Hipertensão

B) Antagonistas adrenérgicos diretos.

M.A= Se liga e bloqueia o receptor β adrenérgico do tipo I

IC= Anti hipertensivo, inibi a função cardíaca para abaixar a pressão.

EC= Bradicardia, hipotensão, diarreia,etc.

C) Bloqueadores β-adrenérgicos.

M.A= Se liga e bloqueia os receptores β adrenérgico sendo inespecíficos.

IC= Antiarrítmicos, anti-hipertensivos

EC= Bradicardia, Hipotensao, miose, etc.

D) Bloqueadores neuromusculares.

MA=É um antagonista do receptor nicotínico do tipo competitivo que compete com a acetilcolina. Inibem a ativação dos receptores colinérgicos nicotínicos, anti-nicotinico.

IC= É indicado como coadjuvante na anestesia geral, usado durante o processo cirúrgico, Não induz a perda da dor, induz paralisia muscular evitando que o paciente tenha espasmos musculares.

EC= Parada respiratória e bloqueio autonômico em altas concentrações., havendo necessidade de intubação (respiração assistida).

E) Antagonistas colinérgicos muscarinicos.

MA= Se liga e inibe os receptores colinérgicos muscarinicos

IC= Usado como medicação pré-anestesica, diminuindo as secreções parassimpáticas (inibir a secreção salivar,etc)

EC= Taquicardia, constipação intestinal, midriase, hipertensão, xerostomia

F) Anticolinesterásicos.

M.A= Bloqueia a enzima que quebra a acetilcolina, a acetolcolinesterase.

IC= Indicado para quem tem xerostomia, em casos de intoxicação com atropina e para reverter o efeito dos Bloqueadores neuromusculares (curare), usado pós-cirurgia.

EC= Bradicardia, miose, dores abdominais, alterações visuais, sialoreia, diarreia, choque circulatório, parada cardiovascular, hipotensão.

Caso 1

José, 29 anos, trabalha plantando frutas e hortaliças. Esta semana, ele derramou acidentalmente um frasco de Tamaron, inseticida organofosforado, dentro de sua bota. Ele limpou rapidamente a bota com um pano e foi colher suas frutas e folhas para vendê-las na feira. Poucas horas depois, ele começou a sentir fraqueza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com