TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Farmacologia Antipsicóticos Conceito do grupo farmacólogico:

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Farmacologia

Antipsicóticos

Conceito do grupo farmacólogico:

Também conhecidos como neurolépticos, ou antiesquizofrênicos, ou ainda, tranquilizantes maiores. São fármacos que se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores. Desta forma, os fármacos preferencialmente usados no tratamento sintómatico das psicoses, prinpalmente a esquizofrenia, também são utilizados como “calmantes” e em outros distúrbios psiquicos.  A clorpromazia, primeiro antipsicótico  a ser desenvolvido, foi observado melhora no comportamento dos pacientes que passaram a utiliza-lo, não “curam” a doença, mas  tratam seus sintomas.

Divisão Farmacologica

Típicos : 1º geração afinidade por D1 e D2, tendo seus feitos em receptores: H1, NOR, Ach, 5-HT com maior efeito extrapiramidais.

Atípicos: 2º geração afinidade por D2 e 5-HT com menos efeitos extrapiramidais.

Drogas

Antipsicóticos Típicos ou de Primeira Geração: São os primeiros fármacos a serem desenvolvidos, tem maior probabilidade de efeitos colaterais

FÁRMACOS

-Fenotiazinas:

  O Clorprozamida passui atividade neuroléptica, tendo fracas sedativas e anti-histamínicas.

-Tioxantenos: 

 O Clorprotixeno é um tioxanteo análogo á clorpromazina, com propriedades farmacológicas semelhantes, porém mais anticolinérgico. Os efeitos extrapiramidais são, portanto, mais potente que com a clorpromazina. Tem ação antiemética importante e trata-se do mesmo pontente dos tioxantenos.

-Butirofenonas:

 O Haloperidol, primeira butirofenona a ser usada , é ainda o antipsicótico mais prescrito no mundo. O bemperidol e o droperidol têm propriedades farmacológicas semelhantes. As drogas desse grupo são antipsicóticos potentes. Diferem das fenotiazinas por possuírem pouca ou nenhuma atividade anti-histamínica, anticolinérgica ou antiadrenérgica, são poucos sedativos com exceção do droperidol.

Antipsicóticos Atípicos ou de segunda geração: Melhora dos sintomas negativos e positivos menor efeitos colaterais motores e maior eficácia nos pacientes “resistentes” ao tratamento.

FÁRMACOS:

Risperidona:

A risperidona é um derivado benzisoxazólico, com forte efeito bloqueador de receptores D2e 5-HT2. Liga-se a receptores a1, a2, e H1, sendo ainda potente antagonista LSD. É, no entanto, praticamente destituída de efeitos anticolinérgicos. A risperidona é eficaz nos sintomas positivos e nos negativos da esquizofrenia.

Olanzapina:

A olanzapina, uma tienobenzodiazepina, é um novo antipsicótico que possui afinidade pelos sítios de ligação D1-D4, serotoninérgicos (5-HT2,3,6), muscarínicos, adrenérgicos e histaminérgicos. Nos ensaios clínicos, sugeriu-se que a olanzapina diminui os sintomas positivos e os negativos da esquizofrenia, e possui baixa incidência de efeitos extrapiramidais.

Quetiapina:

É um novo antipsicótico, estruturalmente relacionado com a clozapina, porém sem necessidade de monitorização sangüínea. Trata-se de um derivado dibenzotiazepina, com ampla faixa de afinidades pelos diferentes subtipos de receptores no sistema nervoso central.

Possui baixa a moderada afinidade pelos receptores 5-HT1A, 5-HT2, D1 e D2. O antagonismo desses receptores, com afinidade predominante por 5-HTem comparação com D2, é uma das características-chave para sua atipicidade.

Ziprasidona:

É eficaz no tratamento agudodo de pacientes com esquizofrenia e transtorno esquizoafetivo, bem como a manutenção da melhora clínica com a manutenção da terapia. A dose recomendada é de 0-80mg, 2 vezes ao dia, devendo ser administrada com aliementos.

Os efeitos colaterais mais frequentemente associados á sua administração são sonolência, obstipação, náuseas e astenia.

Aripiprazol:

Atuam como antagonistanos receptores de dopamina D2, o aripiprazol representa a primeira geração de antipsicóticos atípicos com ação agonista parcial dopaminérgica.

Mecanismo de Ação:

Bloqueio os receptores  dopraminérgico D2 e 5—HT2.

Farmacoterapêutica:

Os antipsocóticos atípcos são considerados a primeira linha de tratamento para pacientes esquizofrênicos, por causa da eficácia igual ou maior e da melhor tolerabilidade. Eles são comumente usados para os sintomas comportamentais e psicóticos em pacientes portadores de demência, mas as doses são significativamente mais baixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com