TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tectonica De Placas

Artigo: Tectonica De Placas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que estuda a geologia?

A geologia (do grego geo, terra e logos, estudo) é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, seu mecanismo de formação, as alterações que está experimentando desde sua origem e a textura e estrutura que sua superfície possui atualmente.

2. O que é a litosfera?

A litosfera é a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida. Trata-se da mais fina das camadas do planeta, sendo considerada uma espécie de “casca” do mundo. Possui uma profundidade que varia entre 5 e 100 km, correspondendo a 2,4% do raio da esfera terrestre.

3. O que é a astenosfera?

A Astenosfera é a camada da Terra formada pela região superior do manto, apresentando um aspecto mais fluido e pastoso, com um magma que se encontra em constante movimento. É a camada terrestre que se encontra logo abaixo da litosfera e, por isso, atua e interfere diretamente na sua dinâmica. Sua profundidade varia entre 100 km e 400 km e sua composição básica são os silicatos de ferro e de magnésio.

4. Quais os dois elementos químicos mais abundante na crosta terrestre?

Oxigênio e silício

5. O núcleo interno é solido e o núcleo externo é liquido. Explique.

O núcleo interno é de consistência sólida e constituído por uma rara liga metálica formada de níquel e ferro, encontrada somente em meteoritos. “O núcleo interno é sólido porque a pressão no centro da Terra é muito alta para a fundição do ferro, mesmo essa região tendo 6 mil graus Celsius. A temperatura que faz um material se fundir é elevada com o aumento da pressão, 5100 aos 6370 km.

Já o núcleo externo possui a mesma composição do interno, só que em estado líquido. “O núcleo interno realiza um movimento de rotação no interior do núcleo externo. A partir desse movimento, é gerado o campo magnético da Terra, 2900km e os 5100km.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com