TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tectônicas De Placas

Pesquisas Acadêmicas: Tectônicas De Placas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  1.354 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO 2 - Tectônica de Placas

1- Quais as principais causas que possibilitou a ocorrer o fenômeno da Tectônica de Placas na crosta terrestre?

A espessura da crosta, a composição da crosta, a densidade da crosta e as correntes convectivas no manto.

2- Quais as evidências observadas pelos cientistas que comprovam existência de Tectônica de Placas no Planeta Terra? Descreva detalhadamente cada uma delas.

Coincidência geométrica das bordas continentais – Primeiro método utilizado (Wegener);

Evidências estratigráficas – Rochas observadas nas bordas dos continentes são semelhantes;

Evidências Paleontológicas – Os organismos foram utilizados para marcar abertura ou fechamento de oceanos, a distribuição dos fosseis nas rochas sedimentares indicam o avanço dos oceanos;

Idade das rochas do fundo oceânico – As rochas do fundo oceânico apresentam idades diferentes, sendo as idades mais novas onde estas rochas são geradas, cadeia meso-oceânica, e mais velhas próximas as bordas dos continentes.

Evidências paleomagnéticas – Através de medidas da magnetização remanescentes das rochas com magnetita. Esta evidencia mostra que, em um intervalo médio de 12.000 anos, ocorre a inversão do Pólo Magnético da Terra.

3- Defina Placa Tectônica. Quais os tipos de placas tectônicas existentes?

Placa Tectônica ou conjunto de crostas (oceânica e continental) que possui um movimento em um determinado sentido. Este conjunto é um segmento ou pedaço da crosta, com limites definidos. Existem dois tipos de placa tectônica: a placa tectônica continental (Formada por crosta continental e crosta oceânica) e a placa tectônica oceânica (Formada apenas por crosta oceânica).

4- Defina ambiente geotectônico? Onde ocorrem? Quais os tipos de ambientes geotectônicos que podem ocorrer e defina detalhadamente cada um deles?

Ambientes geotectônicos são os limites entre as placas tectônicas, são nesses ambientes que ocorrem o atrito entre as placas produzindo vulcanismo e terremoto. Existem três tipos de ambientes geotectônicos: a) Ambiente divergente - São locais onde as placas se separam, no oceano formam-se os dorsais e nos continentes esses limites divergentes são caracterizados por vales em rifte, atividade vulcânica e terremotos. b) Ambiente de falha transformante – As placas deslizam horizontalmente uma em relação à outra. Em algumas cadeias meso-oceânicas há diferenciações de produção de magma em certos locais que faz com que as velocidades de deslocamento das placas fiquem distintas, culminando em uma quebra nesta cadeia. c) Ambiente convergente – As placas juntam-se e uma delas é reciclada, retornando ao manto, fazendo com que a área da placa diminui.

5- Como se pode medir a expansão do assoalho oceânico em regiões de abertura continental?

As idades do assoalho oceânico foram verificadas por meio de datação de amostras de rochas obtidas por perfuração de mar profundo, foram mapeadas no fundo oceânico padrões de anomalias magnéticas que podem ser comparados com uma escala de tempo magnético. Através desse mecanismo, com outros dados foi possível medir a expansão do assoalho oceânico.

6- Quais são os fatores que contribuem para a maior ou menor velocidade de expansão da placa oceânica?

Os pontos de anomalia de produção de magma faz com que em certas regiões a velocidade de expansão da placa oceânica seja maior ou menor.

7- Descreva detalhadamente os estágios evolutivos do ciclo de Wilson.

ESTÁGIO I - Instalação de correntes convectivas no Manto Superior.

• Convecção mantélica seria a força que movimenta as placas.

• Formação do DOMO na superfície terrestre.

DOMO: arqueamento da crosta continental em função da fusão parcial gerada no manto através das células convectivas.

ESTÁGIO II - Ruptura das placas tectônicas

• As rupturas ocorrem em pontos ou junções tríplices,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com