TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação Condutometrica

Pesquisas Acadêmicas: Titulação Condutometrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal do Rio Grande

Escola de Química e Alimentos - EQA

Análise Instrumental Química

Prof° Dr. Walter Augusto Ruiz

Prática 6 – Titulação Condutométrica

Jonathan Rodrigues Ribeiro – 56579

Laila Barboza Noguêz – 48094

Liziane Nunes Costa – 48057

Ricardo Lunardi Testa – 46555

Thaíla Pereira Wille - 48092

Rio Grande, janeiro de 2014.

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................3

Objetivos...................................................................................................4

Fundamentação Teórica...........................................................................5

Materiais e Métodos................................................................................10

Resultados e Discussão..........................................................................12

Conclusão...............................................................................................17

Perguntas................................................................................................18

Referências.............................................................................................20

INTRODUÇÃO

A condutometria baseia-se na medida da condutância elétrica das soluções iônicas. Através da migração de íons positivos e negativos em conjunto com a aplicação de um campo eletrostático se estabelece a condução da eletricidade em soluções iônicas. A condutância resulta da soma da contribuição individual de cada íon presente na solução; trata-se, portanto, de uma propriedade que não depende de reações específicas ao nível de um eletrodo. Além disso, ela está diretamente ligada as cargas e as mobilidades dos íons.

Sabe-se que a condutometria abrange duas técnicas analíticas, sendo elas a condutometria direta e a titulação condutométrica. Como a primeira técnica citada correlaciona a condutância específica com a concentração do eletrólito seu campo de aplicação torna-se limitado frente à titulação condutométrica.

OBJETIVOS

A partir dos fundamentos condutométricos deseja-se demonstrar que a condutividade é função da concentração e determinar o teor de sulfato por titulação condutométrica.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando se busca o entendimento da condutometria deve-se ter claro o conceito de condutividade elétrica, que baseia-se na facilidade com que um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica sendo diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional à sua área transversal.

k=L l/A

k=LKc [S.cm-1]

Onde: L = condutância (S)

Kc = constante da célula (cm-1)

A condutância específica (k) ou condutividade da solução de um eletrólito é função da concentração deste. Para um eletrólito forte, k aumenta muito com o aumento da concentração. Para um eletrólito fraco, k aumenta muito gradualmente com o aumento da concentração.

É essencial ter o conhecimento dos principais fatores que afetam a medida de condutividade, sendo estes: distância entre os eletrodos, área dos eletrodos, temperatura, viscosidade, concentração dos íons e natureza dos íons.

O estudo da condutometria está dividido em dois métodos diferentes para verificar a condutância de uma solução iônica, a condutometria direta e a titulação condutométrica.

Condutometria Direta

A condutometria direta baseia-se em medidas de condutividade com vistas às avaliações da concentração de um eletrólito em apenas uma única verificação. Seu campo de aplicação é relativamente limitado, em virtude da carência de especificidade da condutância. Todos os íons presentes em uma solução contribuem para a condutância.

É importante salientar que o sistema utilizado para medição somente necessita ser calibrado quando se deseja relatar o valor absoluto da condutividade ou para posterior comparação. Além disso, a constante da célula deve ser exatamente conhecida, embora, em muitos casos ela não é determinada diretamente a partir dos parâmetros l e A da célula, exigindo assim a medida da condutância L de uma solução com a condutividade conhecida. A soluções de condutividades conhecidas são as soluções-padrão de calibração: KCl.

As principais aplicações se relacionam com a análise de misturas binárias formadas por água e um eletrólito e a determinação da concentração total de certas misturas de eletrólitos em concentrações relativas mais ou menos uniformes.

A pureza do solvente, geralmente água, é importante nos trabalhos sobre condutâncias de soluções. Nas medidas, onde é requerida maior exatidão, é preciso levar em conta a contribuição da água na condutância observada. Soluções em geral possuem condutividade maior que 1 mS cm-1, então, a condutividade da água (menor que 1µS cm-1) pode ser ignorada. No caso de soluções com condutividade menores que 1mS cm-1, a contribuição da água precisa ser descontada, desde que os eletrólitos da solução não reajam com as impurezas iônicas da água.

As medidas de condutividade servem para determinar a concentração de soluções que contem um único eletrólito forte, a análise requer a construção de uma curva de referência. A condutometria direta é, frequentemente, um método rápido para determinar uma espécie condutora formada no processo da análise. Pode-se citar como exemplos práticos a determinação da salinidade da água do mar e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com