TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE ÁGUA VIA CONDUTOMÉTRICA E VOLUMÉTRICA

Por:   •  24/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

CURSO DE FARMÁCIA

CAMPUS LIBERDADE

Davi de Farias Frediani

Lucas Teodoro

Halana Neres

ANÁLISE DE ÁGUA VIA CONDUTOMÉTRICA E VOLUMÉTRICA

SÃO PAULO

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

CURSO DE FARMÁCIA

CAMPUS LIBERDADE

Davi de Farias Frediani

Lucas Teodoro

Halana Neres

ANÁLISE DE ÁGUA VIA CONDUTOMÉTRICA E VOLUMÉTRICA

Relatório da disciplina Análise Instrumental do

4° semestre do curso de Farmácia/FMU

ministrada pelo professor Hernani Aranha.

SÃO PAULO

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 OBJETIVO

3 MATERIAIS

4 METODOLOGIA

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

6 CONCLUSÃO

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 INTRODUÇÃO

A condutometria elétrica é usada como uma ferramenta para distinguir as substâncias com ligações iônicas e covalentes, baseia-se na capacidade da análise de conduzir uma corrente elétrica. A condutância da solução depende do número e dos tipos de íons presentes na mesma, sendo que tamanho dos íons são importantes porque eles determinam a velocidade com que podem propagar-se através da solução. Os íons menores movem-se mais rapidamente do que os maiores. Como a análise condutométrica requer a presença de íons, a condutometria não é habitualmente utilizada para as análises de moléculas que não se dissociam, a medida da condutância é o total de todos os íons da solução.

Desde que todos os íons cooperem para a condutividade da solução, o método não é particularmente utilizado para a análise qualitativa, pois o método não é seletivo. Os medidores condutométricos são utilizados nos sistemas de purificação da água, deionizadores, para indicar a presença ou a ausência de íons livres na água.

Outro método analítico quantitativo baseado em propriedades elétricas que foi analisado no procedimento foi a potenciometria, a mesma baseia-se nas propriedades elétricas da solução analisada quando esta faz parte de uma célula eletroquímica. Uma célula eletroquímica compõe-se de dois condutores, eletrodos, cada um imerso numa solução eletrolítica apropriada. Para que a corrente elétrica passe através deste sistema é vital que os eletrodos estejam ligados externamente através de condutores metálicos e que as soluções eletrolíticas estejam em contato de forma a permitirem o movimento dos íons entre si.

Deve-se notabilizar, que não existe nenhum processo para determinar o valor absoluto do potencial de um único eletrodo. Qualquer dispositivo de medida estabelece só diferenças de potencial.

Os métodos analíticos que tem por finalidade medições de potencial determinam-se métodos potenciométricos.


2 OBJETIVO

Comparar a condutância e pH para cada tipo de água analisada em laboratório.


3 MATERIAIS

Vidrarias e equipamentos

Béquer

pHmetro

Condutivímetro

Tipos de água

Água doméstica

Água destilada

Água osmótica


4 METODOLOGIA

Iniciou-se o processo de análise de água via condutometria e volumetria com a adição de 100 mL de cada tipo de água em seus respectivos béqueres. Submeteu-se cada analito à análises em pHmetro e condutivímetro com o objetivo de identificar os seus respectivos pH e a condutância.


5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tipos de água

pH

Condutância

Água de torneira

5,9

0,34mS/cm

Água destilada

6,4

3,3µS/cm

Água osmótica

6,6

5,4µS/cm

pH água de torneira: Hoje no Brasil, quem determina todos os Padrões de Potabilidade em todo o território nacional é a Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Essa Portaria recomenda que o valor do pH da água destinada ao consumo humano e fornecida pela rede pública de abastecimento esteja na faixa entre 6.0 a 9.5. A água medida no pHmetro apresentou valor 5,9 , portanto, ela não seria indicada para consumo. Esse valor de pH pode ter sofrido modificações provocadas com trocas gasosas com a atmosfera. Esse pH também pode ter sido alterado pela temperatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (280.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com