TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Cura De Concreto

Artigos Científicos: Trabalho De Cura De Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 8

CURA DO CONCRETO

A cura é a fase de secagem do concreto, na linguagem da construção civil. Ela é importantíssima: se não for feita de modo correto, este não terá a resistência e a durabilidade desejadas. Ao contrário do que se possa pensar, para uma boa cura não basta deixar o concreto simplesmente secar ao tempo, já que o sol e o vento o secam imediatamente.É um processo mediante o qual se mantêm um teor de umidade satisfatório, evitando a evaporação de água da mistura, garantindo ainda, uma temperatura favorável ao concreto durante o processo de hidratação dos materiais aglomerantes, de modo que se possam desenvolver as propriedades desejadas.Basicamente, os elementos que provocam a evaporação são a temperatura ambiente, o vento e a umidade relativa do ar. Conseqüentemente, a influência é maior quando existe uma combinação crítica destes fatores.As características superficiais são as mais afetadas por uma cura inadequada como a permeabilidade, a carbonatação, a presença de fissuração, etc. Nos concretos convencionais, com emprego de valores de relação água cimento(a/c) maiores que os dos concretos de alto desempenho há unanimidade em aceitar que a cura adequada é condição essencial para a obtenção de um concreto durável.

A cura do concreto deve ser iniciada imediatamente após o endurecimento superficial.No caso de superfícies horizontais, isto acontece de duas a quatro horas depois de aplicado o concreto.No caso das superfícies verticais é necessário tomar algumas precauções tais como: umedecer as formas e mantê-las saturadas após a concretagem.

As especificações indicam que se deve manter o concreto numa temperatura acima de 10°C e em condições de saturação, pelo menos durante os sete primeiros dias depois de lançado, para concretos produzidos com cimento Portland. Já com cimento comum de endurecimento mais lento deve ser mais prolongada. O Instituto Brasileiro do Concreto recomenda um tempo mínimo de cura de acordo com o tipo de cimento e relação água/cimento utilizada no concreto, a seguir reproduzida na Tabela 1. No entanto, quanto mais tempo durar a cura (até três semanas), melhor será para o concreto.

A tabela apresenta o tempo mínimo de cura recomendado em função do tipo de cimento usado e da relação água/cimento (a/c) empregados.

Tipo de Cimento Relação água/cimento 0,35 0,55 0,65 0,70

CP I e CP II 2 dias 3 dias 7 dias 10 dias

CP IV 2 dias 3 dias 7 dias 10 dias

CP III 2 dias 5 dias 7 dias 10 dias

CP V-ARI 2 dias 3 dias 5 dias 5 dias

O concreto fresco exposto ao sol e ao vento perde muito rapidamente por evaporação a água da mistura, antes que tenha endurecido.

Como essa água é indispensável, resultará em um concreto fraco.

Por isto se fazem necessárias medidas que visem impedir aquela evaporação, ou seja, proceder a cura do concreto.

O fator mais importante na cura do concreto é promover uma ação que garanta água suficiente para que todo o processo de reação química do cimento se complete.

Se o concreto não for curado, ficará sujeito à fissuras em sua superfície.

Um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa, além de ser muito vulnerável aos agentes agressivos, devido a grande quantidade de fissuras que se formam, às vezes imperceptíveis a olho nu.

A cura pode ser feita por um dos seguintes processos:

a) molhagem frequente do concreto evitando que a superfície chegue a secar;

b) aplicação de folhas de papel, de tecidos ou camadas de terra ou areia mantidos úmidos durante o período de cura;

c) aplicação de lonas ou lençóis plásticos impermeáveis, de preferência de cor clara

A prática mais comum é molhar o concreto por aspersão de água, e/ou usar panos ou papel para reter a umidade junto ao concreto o máximo possível.

A duração da cura deve ser de pelo menos 7 dias, no caso de cimento Portland comum (pois nesse período o cimento irá desenvolver aproximadamente 60% da sua resistência final) e de 14 dias, no caso de cimento Portland de alto-forno e pozolânico.

No entanto, quanto mais tempo durar a cura (até 3 semanas), melhor será para o concreto.

Existe a chamada cura química que consiste em aspergir um produto que forma uma película na superfície do concreto e que impede que haja evaporação da água do concreto.

A cura mais eficiente é a cura a vapor que ao mesmo tempo que garante a umidade necessária ao concreto, acelera a velocidade de ganho de resistência pelo aquecimento

ADITIVOS

Aditivos são produtos que, adicionados em pequena quantidade a concretos e argamassas de cimento Portland ou aglomerantes compatíveis, modificam algumas de suas propriedades adequando a determinadas condições. Os aditivos são empregados na produção de concretos, argamassas e artefatos de cimento, para modificar suas propriedades no estado fresco e endurecido, adequando-os à tecnologia de aplicação e melhorando seu desempenho mecânico e de resistências às solicitações físicas e químicas, tornando-os mais econômicos e duráveis. Para tanto, os aditivos deverão ser convenientemente selecionados, testados e dosados.

1. Polifuncionais

Os aditivos polifuncionais proporcionam uma redução de água de 7% a 15%. Facilitam o acabamento superficial do concreto, gerando argamassa onde mais se necessita.

Aplicações:

Concreto usinado em geral; Concreto protendido; Concreto pré-fabricado; Concreto bombeado.

2. Plastificantes

São aditivos para concreto que suavizam a mistura antes que cure, fazendo-o mais trabalhável sem afetar às propriedades finais do produto uma vez endurecido. São também conhecidos com redutores de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com