TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranferencia De Calor

Trabalho Escolar: Tranferencia De Calor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos processos de transferência de calor existentes é a irradiação térmica, que diferentemente dos outros dois processos pode ocorrer através do vácuo, já que depende de ondas eletromagnéticas, denominadas ondas de calor ou calor de radiante.

As ondas de calor, ou calor radiante, geradas pelas agitações térmicas moleculares, são funções da temperatura. De um modo geral, podemos dizer que em maior ou menor grau, todos os corpos emitem energia radiante devido a sua temperatura. Estas radiações, ao serem absorvidas por outro corpo, provocam, nele, uma elevação de temperatura.

A irradiação só não acontece quando um corpo se encontra no zero absoluto, 0 K ou -273,15 °C, onde não existe movimento das partículas do corpo, porém qualquer corpo a uma temperatura muito próxima a essa ainda é capaz de irradiar calor.

O principal emissor de ondas de calor para o planeta terra é o Sol, que conta com uma temperatura superficial da ordem de 6 000 K. O Sol emite calor luminoso, ou seja, calor acompanhado de luz, além de outras formas de ondas eletromagnéticas que chegam a Terra por irradiação.

Quando uma pessoa está próxima de um corpo aquecido, em geral, recebe calor pelos três processos: condução, convecção e irradiação. Quanto maior for a temperatura do corpo aquecido, maior será a quantidade de calor transmitida por radiação.

O corpo que emite a energia radiante é chamado emissor; o que recebe, receptor. As ondas eletromagnéticas são formadas por ondas de frequências diferentes, chamadas radiação. As ondas eletromagnéticas mais comuns são: Raios X, Raios ultravioleta, Luz Visível, Raios Infravermelhos, Microondas e ondas de rádio e TV.

Entre essas, as ondas que se transformam em calor com mais facilidade ao serem absorvidas pelo receptor são as infravermelhas.

Entretanto, não são todos os meios materiais que permitem a propagação das ondas de calor através deles. Desta forma, podemos classificar os meios materiais em:

• Diamétricos: são os meios que permitem a propagação das ondas de calor através deles (são os meios transparentes às ondas de calor). Exemplo: ar atmosférico.

• Atérmicos: são os meios que não permitem a propagação das ondas de calor através deles (são os meios opacos às ondas de calor). Exemplo: parede de tijolo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com