TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transgênicos

Artigo: Transgênicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sumária acerca dos

alimentos transgênicos ou O.G.M. (organismos geneticamente modificados) bem como os

riscos e das incertezas desses produtos para a saúde e o meio ambiente.

O alimentos transgênico é fruto do desempenho da engenharia genética e da biotecnologia, parte fundamental da segunda revolução verde na qual se introduz em plantas genes que não poderiam ser transferidos normalmente por cruzamentos entre plantas, referidos genes podem derivar de vírus, plantas, animais ou microorganismos.

Os organismos transgênicos são aqueles cujo genoma foi modificado com o objetivo de atribuir-lhes nova característica ou alterar alguma característica já existente, através da inserção ou eliminação de um ou mais genes por técnicas de engenharia genética (Marinho, 2003).

Surgiram no início dos anos 80, quando cientistas conseguiram transferir genes específicos de um ser vivo para outro. A comercialização de transgênicos ainda é polêmica. Empresas, produtores e cientistas que defendem a nova tecnologia dizem que ela vai aumentar a produtividade e baratear o preço do produto, além de permitir a redução dos agrotóxicos utilizados. Os que a atacam, como os ambientalistas e outra parcela de pesquisadores afirmam que o produto é perigoso: ainda não se conhece nem os seus efeitos sobre a saúde humana nem o impacto que pode causar ao meio ambiente.

Apesar de proibida a produção destes alimentos no Brasil, nada garante que o consumidor já não esteja comendo produtos transgênicos sem saber. Eles podem estar chegando a partir da importação de alimentos e matérias-primas de países como a Argentina e os Estados Unidos, que já cultivam e comercializam os transgênicos há alguns anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com