TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranversais

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Diego dos Santos Rodrigues

RA: 1157748

 Tema Transversal “ Orientação sexual ”

[pic 2]

[pic 3]

PELOTAS

2014

São muitas as questões sociais que podem e devem ser abordadas no contexto escolar, sendo  sim de extrema importância tendo em  vista que muitas famílias não  possui conhecimento ou cada vez menos se importam em resolver algumas questões, ou seja ela simplesmente deixa que á escola tome as decisões.

A Orientação Sexual é um tema que sempre está em destaque, pois englobam outros tantos tópicos no mesmo assunto  que são  muito importantes como: Doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez na adolescência etc. Então as informações corretas aliadas ao trabalho de auto- conhecimento e de reflexão sobre a sexualidade pode ampliar a consciência sobre quais as precauções tomar para prevenir alguns desses problemas.

Acredito que estas medidas devem ser aplicadas na sala de aula desde muito  cedo, para podermos obter bons resultados.

Conforme a LDB em seu art. 22 prevê que a Educação Básica deve assegurar à todos a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes aos alunos meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (ULASOWICZ, NETO, apud BRASIL, 1997a, p. 15). Ou seja assegurar- lhe um  futuro, e somente trabalhando aspectos como  este é que a escola conseguirá formar um cidadão de bem.

  • Sugiro que o trabalho de conscientização deve começar nos anos iniciais 1º  e 2º ano, numa aula de educação física. A ideia de misturar os gêneros numa partida de futebol pode funcionar, fazendo com que o aluno veja que o  futebol não é só para meninos. Outra  forma é executar uma brincadeira chamada “pega ajuda” no momento em que o aluno é pego o mesmo deve dar a mão  para o colega, pois eles nesta idade tem muita dificuldade de contato com o colega do  mesmo gênero, ou  de outros padrões. Ex: acima do  peso, com deficiência.
  • Sugiro para uma turma de 3º e 4º ano em  uma aula de Português, mostrar imagens  de gravidez na adolescência, de pessoas com  HIV, e fazer com  que eles escrevam o que aquelas imagens significaram para eles, ou qual a sensação  as imagens passam a eles, pois nada melhor do  que os próprios alunos para comentarem, pois assim assimilam com mais facilidade.
  • Sugiro para uma turma de 7 º à 8 º ano, que em  uma aula de Educação Artística hajam debates a partir de imagens mostradas, ou de filmes. Outra ideia seria fazer um “Passa ou Repassa” que é algo  da realidade deles, mas só  com  perguntas relacionadas a Doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção.

Acredito que o temas transversais podem  ser mais ouvidos, se trazido para a realidade do  aluno, fazendo  com  que ele pense, questione, pois só assim  conseguiremos transformar e formar um indivíduo melhor.

                                           Referências Bibliográficas:

  • ULASOWICZ, C.; NETO, L. C.  Educação física e temas transversais. Batatais: SP. Claretiano, 2013. Unidade 1.
  • Costa Ribeiro, Pereira Quadrado.Corpos, Gêneros e sexualidades.  Editora da FURG.  Rio Grande 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com