TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento Policial

Artigos Científicos: Treinamento Policial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 11

OPERAÇÕES ESPECIAS NA SEGURANÇA PÚBLICA: ESTUDO DAS ATIVIDADES DA CIOE DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS.

¹Resumo expandido apresentado ao Curso Sequencial de Gestão de Segurança Publica sob a orientação da professora Cassira Lourdes.

²Academicos do Curso Sequencial de Gestão de Segurança Pública do Centro Universitário de Goiás Uni-ANHANGUERA.

Autores: Fernando Sousa Vilela, Isaias Luiz Abadia, Maycon Douglas Alves Pires, Pablo Jose da Silva, Rogério Nunes.

RESUMO O foco do presente estudo é discutir a eficácia dos grupos especializados da Polícia Militar e sua importância perante a sociedade, onde os policiais passam por exaustivos treinamentos constantemente, para se tenham um resultado aceitável pela própria população, sempre com objetivo de salva vidas. Devido a fracasso das negociações e das infrutíferas ações policiais, surgiu a necessidade de se formar e capacitar um grupamento especializado que vise a atuar em missões de natureza especial de tal como, gerenciamento de crise, resgate de reféns, salvamento e maturas, tiro de precisão policial, operações em ambiente rural, operações ante e contra bomba, dentre outras.

Palavras-Chaves: Eficácia. Objetivos. Treinamentos. Salvar.

1 INTRODUÇÃO

Com o crescente avanço da criminalidade e diante de tentativas frustradas da Polícia Militar em solucionar determinados tipos de crimes, como sequestro, assalto etc. a Polícia percebeu se que as organizações policiais necessitavam adaptar seuambiente de trabalho, criando grupos específicos para lidar com tais crimes, assim conseguindo sucesso em suas ações esses grupos vem crescente e se fortalecendo a cada ano, sendo refletida a ideia para outros Estados. Ao mesmo tempo torna-se necessário um grande investimento maciçamente do Estado em recursos matérias, tecnológicos, financeiros, e a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados com esses fatores.

O objetivo e oferecer informações sobre a Companhia Independente de Operações Especiais da Policia Militar que tem se mostrado cada vez mais importante na sociedade em que vivemos, onde e formada por vários grupos táticos no combate a violência, alguns desses grupos são o grupo antissequestro o grupo antibombas o grupo de atiradores de precisão da policia militar.

Foi abordado esse tema devido a pouca informação disponibilizada para sociedade sobrea importância dos trabalhos das companhias abordadas neste trabalho como sua história, princípios e seus principais objetivos e eficácia nos trabalhos prestados para população.

O tema do trabalho aqui apresentado se faz de extrema importância para a Segurança Publica do Estado de Goiás, onde são policiais treinados especificamente para um determinado tipo de crise. Além de ser composto por policiais altamente dedicados com vários cursos específicos.

Foi abordado aqui assuntos que vão contribuir para conhecimento da sociedade sobre a história, ações, forma de trabalho e a importância degrupos especiais da Policia Militar do Estado de Goiás. Como também vai dar ciência aos profissionais da Segurança Publica que com muito trabalho e dedicação é possível conter uma determinada situação de risco da melhor maneira possível.

2 METODOLOGIA

Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, pois partem da análise do funcionamento e importância da CIOE da PMGO, assim como discussão de suas atribuições por meio de dados dos registros de ocorrências, do efetivo formado e em serviço efetivo, dentro outros.

O material, foi coletado por meio de pesquisa bibliográfica (artigos específicos e sítios eletrônicos), documental ( leis, portarias), bem como realização de entrevistas com integrantes das equipes de trabalho da CIOE

DISCUSSÃO E RESULTADOS

Em 1989, com a necessidade de uma resposta especial a ocorrência de crise, foi criado o G.A.S (Grupo Antissequestro), sendo que seus primeiros componentes se especializaram em varias coimãs, estando assim preparados para atenderem tais eventos críticos.Com a criação do BPMCHOQUE, O G.A.S passou a ser denominado de C.O.E (Companhia de Operações Especiais), sendo a 2ª CIA deste Batalhão, contemplando dois grupamentos: o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) e o GRAER (Grupo de Radiopatrulha Aérea),que pouco tempo depois se tornou unidade independente. Ao longo do tempo, a C.O.E passaram por um processo de mudanças, cursos foram ministrados e policiais foram especializados nas mais diversas áreas deatuação de operações especiais, seja no Brasil, ou no exterior. Hoje, a (Companhia de Operações Especiais) conta com três grupos que atuam em ocorrências de operações especiais:

GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais): especializado em resgates de reféns, antiterrorismo, suspeito barricado, patrulha a pé em área de alto risco, operações em altura, operações em área rural, dentre outras ocorrências de alta complexidade. Para tanto, o Gate conta com o que há de mais moderno em armamentos e equipamentos no estado, tendo como lema salvar vidas e aplicar a lei.

GAB (Grupo Antibombas): atua em ocorrências de explosivos, na desativação e/ou remoção de artefatos localizados, antiterrorismo, demolições de pontos fortificados e ruptura de anteparos para passagem de equipes táticas. Possui uma unidade móvel, sendo uma das mais modernas na atualidade, fazendo frente a outros grupos dos pais, equipada com traje anti fragmentação, aparelho portátil de raios-X, entre outros. Seus integrantes possuem vasta formação na área, tendo realizado diversos cursos e estágios pelo brasil.

GAPP (Grupo de Atiradores Policiais de Precisão): possui policiais preparados para atender operações em área rural, patrulha a pé em área de alto risco e nas ocorrências de crise, atuando em todos os casos como inteligência tática, proteção dos envolvidos no teatro de operações e, se necessário, neutralizando ameaças, fazendo cessar a injusta agressão atual ou eminente. Dispõe de armas eequipamentos de ponta.

A C.I.O.E (Companhia Independente de Operações Especiais da Policia Militar) como e conhecida à companhia e considerada uma das tropas de elite da polícia militar do estado de Goiás, pelo seu treinamento intenso e o seu preparo nas operações que exigem um cuidado muito grande. Atuando também em patrulhamento ostensivo a e ajuda no combate a criminalidade nas ruas fortalecendo assim o policiamento na capital e região metropolitana, oferecendo a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com