TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tristosfato De Adenosina

Casos: Tristosfato De Adenosina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste presente trabalho iremos falar sobre a fonte de energia dos músculos e de todas as células do corpo, a ATP. Objetiva-se compreender o papel das moléculas de ATP como intermediadoras dos processos energéticos celulares aprofundar os conhecimentos sobre este tema para esclarecer dúvidas.

O trabalho foi feito através de pesquisa bibliográfica.

Desenvolvimento

A substância ATP que significa adenosina trifosfato é uma substancia que desempenha um papel fundamental em todos os tipos de células, capta e armazena a energia liberada nas reações celulares exergônicas transferindo-a para os processos celulares endergônicos. A ATP é um nucleotídeo constituído pela base nitrogenada adenina unida ao glicídio que se une a uma cadeia de três grupos fosfatos.

Durante a oxidação das moléculas orgânicas do alimento parte da energia liberada pelos elétrons é utilizada para a síntese de moléculas de ATP ficando armazenada nas ligações químicas entre seus grupos fosfatos. A energia que não é transferida para o ATP sai como calor, conforme a energia armazenada no ATP pode ser transferida para os mais diversos tipos de processos metabólicos de uma célula.

O ATP é normalmente sintetizado a partir de uma molécula semelhante a ele mas que possui apenas dois fosfatos o ADP, o difosfato de adenosina. A síntese da ATP ocorre pela adição de um grupo fosfato inorgânica. O mecanismo mais comum de fornecimento de energia para os processos celulares é a transferência de um, grupo fosfato do ATP para outras moléculas, o que provoca nelas as alterações necessárias para a realização do trabalho celular.

Por exemplo, na síntese de diversas substancias, o fosfato é transferido a um dos reagentes, que com isso adquire energia necessária para se unir a outras moléculas e gerar os produtos. No transporte ativo de íons, realizado pelas bombas de sódio-potássio da membrana plasmática, o grupo fosfato liberado na quebra do ATP combina-se com as proteínas transportadoras da membrana, provocando assim mudanças em sua estrutura. Isso permite que essas proteínas se movimentem através da membrana plasmática e carreguem íons de sódio.

Quando as células se movimentam a energia obtida por meio do ATP faz com que as moléculas de miosina tomem uma forma instável. Assim faz com que elas puxem as fibras de actina com as quais estão em contato. O deslizamento das fibras da proteína actina sobre as moléculas de miosina é responsável por vários movimentos celulares. No caso dos músculos, esse deslizamento faz com que as células encurtem, fazendo assim a contração muscular.

Conclusão

Conclui-se que através desde presente trabalho aprofundamos nossos conhecimentos em torno do ATP, onde observamos que o ATP está presente em praticamente todas as funções do nosso corpo, pois é através dele que obtemos energia para fazer as nossas atividades do dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com