TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moléculas transportadores de energia ATP (Adenosina tri-fosfato ou trifosfato de adenosina)

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 3

BIOLOGIA – Clailton

Metabolismo energético

São processos biológicos na transformação de energia

Principais processos

*fermentação                    

*Respiração

*fotossínteses

*Quimiossíntese

Moléculas transportadores de energia

ATP (Adenosina tri-fosfato ou trifosfato de adenosina)

É uma molécula de energia dos seres vivos, porem outras moléculas podem ser usadas no transporte de energia, nesse caso são moléculas transportadores de H+ (hidrogênio) que posteriormente em reações químicas chamadas fosforilização são transformadas em ATP. Entre elas podemos citar o NAD e o FAD

Fermentação

É realizada por seres anaeróbicos facultativos (na presença de oxigênio respiram e na ausência fazem fermentação) ou anaeróbicos obrigatórios (vivem somente na ausência de oxigênio)

*Fermentação alcoólica

C6 H12 O6 – CO2 + álcool + 2ATP  

EX.: pão e bebidas alcoólicas (o CO2 faz a massa do pão crescer)

*Fermentação Lática

C6 H12 06 – ácido lático + 2ATP

Obs.: A fermentação lática também ocorre nas células musculares. Na ausência de O2, essas células deixam de respirar e passam a fermentar, liberando ácido lático e causando a fadiga muscular

*Fermentação acética

C6 H12 O6 – acido acético + CO2 + 2ATP

Respiração celular aeróbica

Obs.: nos seres procariontes ocore no citoplasma pela ação das enzimas respiratórias e nos seres eucariontes ocorre no citoplasmas e nas mitocôndrias.

C6 H12 O6 – CO2 + H2O + 38ATP

3 etapas

 - glicólise 2ATP        

 - Ciclo de Krebs 2ATP

 -Cadeia respiratória 32 ou 34 ATP

Glicólise- Etapa da respiração em que ocorre a quebra da molécula de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico. A glicólise é comum a respiração e a fermentação. A glicólise ocorre no citoplasma e possui saldo de 2ATP.

Ciclo de Krebs- ocorre na matriz mitocondrial. No ciclo de Krebs ocorre a entrada da molécula de Acetil-coA (única molécula que entra nesse ciclo) e a produção de 3NADH, 1FADH, 2CO2 E 1ATP por ciclo. Cada molécula de glicose permite a ocorrência de 2 Ciclos de Krebs 

Cadeia respiratória- (fosforilização oxidativa) ocorre nas cristas mitocondriais. Nessa etapa os NADH e o FADH são transformados em ATP pela ação do oxigênio. Os ATP formados ficam armazenados no espaço intermembranoso.

OXIGÊNIO atrai NADH e FADH

NADH = 3ATP     FADH = 2 ATP

 Fotossíntese

Transforma luz em açúcar e libera oxigênio. Pode ser produzida por seres autótrofos ou heterótrofos. A fotossíntese pode ser realizada por seres eucariontes pela ação da clorofila ou por seres eucariontes (no interior do cloroplasto que possui clorofila)

[pic 1]

Fase clara a luz através da fotólise quebra a molécula de água, liberando O2 para a atmosfera e ATP+NADH como fonte  de energia para ser usada na fase escura (OCORRE NOS TILACOIDES)

Fase escura a energia produzida na fase clara é usada é usada na fase escura no processo chamado de ciclo de calvim. Nessa fase o CO2 se une a uma molécula de 5 carbonos para produção da glicose. Na fase escura também ocorre a liberação de água (OCORRE NO ESTROMA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com