TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO HIPERTENSO NO ATENDIMENTO À SAÚDE: Uma Revisão De Literatura

Monografias: USO DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO HIPERTENSO NO ATENDIMENTO À SAÚDE: Uma Revisão De Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  8.708 Palavras (35 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO

ESPECIALIZAÇÃO SAÚDE PÚBLICA E GESTÃO EM SAÚDE

STELLA ANDRADE ROCHA

USO DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO HIPERTENSO NO ATENDIMENTO À SAÚDE: uma revisão de literatura

ALFENAS – MG

2012

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO

ESPECIALIZAÇÃO SAÚDE PÚBLICA E GESTÃO EM SAÚDE

STELLA ANDRADE ROCHA

USO DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO HIPERTENSO NO ATENDIMENTO À SAÚDE: uma revisão de literatura

Monografia apresentada a Unifenas como parte das exigências do curso de Especialização em Saúde Pública e Gestão em Saúde, para obtenção do título de Especialista.

ALFENAS – MG

2012

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

RESUMO

O envelhecimento acarreta mudanças no organismo do indivíduo e, geralmente, traz consigo algumas doenças como a Osteoporose, Hipertensão Arterial, Incontinência Urinaria, Diabetes, Alzheimer, Câncer, entre outras. O cuidado de idosos por parte da enfermagem foi durante muitos anos uma prática quase que esquecida. As enfermeiras geriátricas por muito tempo foram consideradas de capacidade inferior às demais enfermeiras de outros ramos da profissão, no entanto a enfermagem sempre esteve entre as poucas profissões envolvidas com os idosos. Ações de promoção da saúde antes da criação do Programa Saúde da Família (PSF) estavam quase que limitadas exclusivamente ao âmbito hospitalar, atualmente essas ações migraram para os ambientes comunitários. Os idosos podem beneficiar-se ao máximo das ações de promoção da saúde desenvolvidas pelos enfermeiros do PSF, que os ajudam a manter a sua independência e um envelhecimento saudável, melhorando assim sua qualidade de vida.

Palavras-chave: Enfermeiro; idoso; atenção básica.

ABSTRACT

Aging causes changes in the body of the individual and usually brings some diseases such as osteoporosis, hypertension, Urinary Incontinence, Alzheimer 's, Diabetes, Cancer, among others. The care of the elderly nursing was for many years a practice almost forgotten. Geriatric nurses for a long time were considered lower capacity to other nurses from other branches of the profession, however nursing has always been among the few professions involved with the elderly. Health promotion actions before the creation of the family health program (PSF) were almost exclusively limited to hospital framework, currently these actions migrated to the community environments. The elderly can benefit the most from the health promotion actions developed by the nurses of the PSF, which help them maintain their independence and a healthy aging, thereby improving their quality of life.

Keywords: Nurse; elderly; basic care.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 8

2 REVISÃO DE LITERATURA 10

2.1 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA 10

2.1.1 Diagnóstico 10

2.1.2 Classificação 11

2.2 DIAGNÓSTICO CLÍNICO E LABORATORIAL 12

2.3 TRATAMENTO NÃO-MEDICAMENTOSO OU MODIFICAÇÕES DO ESTILO DE VIDA 16

2.4 TRATAMENTO MEDICAMENTOSO 19

2.5 MODELO DE ATENÇÃO 23

2.5.1 Aspectos Conceituais 24

2.5.2 A Atenção Primária 25

2.5.3 Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) 26

2.6 PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) 26

2.6.1 A Equipe Multiprofissional 31

2.6.2 Abordagem Multiprofissional (PSF) do Paciente Hipertenso 33

2.7 IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM PARA OS IDOSOS NA ATENÇÃO BÁSICA 38

3 CONCLUSÃO 42

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 43

1 INTRODUÇÃO

A razão de ser dos profissionais de saúde é contribuir para melhorar a saúde e o bem-estar da população, atendendo às suas necessidades de saúde. A pesquisa e inovação contribuem para a geração de conhecimentos e proporcionam uma atenção à saúde eficiente e de qualidade.

Conhecer o perfil dos pacientes que frequentam os serviços de saúde é o primeiro passo para se traçar estratégias de ação para melhor atender a esta população. É importante conhecer a origem dos pacientes, o ambiente em que vivem, a escolaridade, os hábitos de vida e os fatores de risco para melhor adequar o serviço oferecido às suas necessidades.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma das mais importantes causas de morbimortalidade do mundo, sendo considerada como um dos mais prevalentes fatores de risco para o desenvolvimento de Doença Arterial Coronariana (DAC), Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença vascular periférica, insuficiência renal e Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). As sequelas atribuídas à falta de controle adequado dos níveis pressóricos incluem, além dos agravos cardiovasculares e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com