TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade E Ciencia

Casos: Universidade E Ciencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

1) Analisando a história da universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu.

Todo o processo não ocorreu facilmente, depois muitas propostas e intervenções os diálogos a respeito da educação, mais especificamente sobre as universidades se iniciaram no período da proclamação da república, logo após na Era Vargas teve o início desse processo de transformação com o agrupamento de algumas faculdades, mas logo em breve outras propostas surgiram com o intuito de superar esse modelo de agrupamentos e na defesa de um centro livre de discussões de ideias, porém a ditadura frustra as expectativas impedindo que isso ocorresse e adia para a década de 50 onde são criadas as universidades federais e a ampliação do ensino superior gratuito.

2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir (dispensar) da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa.

Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis (indispensável) para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?

A universidade deve proporcionar conhecimento, e este não deve estar limitado apenas às necessidades profissionais, mas ser completo, o que significa dizer que deve estar sendo sempre aprimorado e reconstruído constantemente acompanhando todas as mudanças que ocorrem fora do espaço físico dela, fazendo com que quem estude em uma universidade seja um formador de opinião, com responsabilidade e respeito pelo homem e pela natureza.

3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.

Nas IES Neonapoleônicas visam apenas uma formação técnico-profiisional, professores desqualificados, a prioridades são as atividades e as unidades são isoladas. Já nas IES Neohumboldtianas os professores são muito bem qualificados e estarão integralmente em todo o processo de aprendizagem, visando uma formação de profissionais pesquisadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com