TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vig Epdemiológica

Resenha: Vig Epdemiológica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

A vigilância epidemiológica se define na identificação dos casos que agravam a população, através da investigação com critérios pessoais, de espaço, tempo, características clinicas, laboratoriais e epidemiológicas. (Laguardia,J.; Penna, L.M. Definição de caso e vigilância Epidemiológica. Brasília-DF,p. 2, 1999)

A epidemiologia nasceu com Hipócrates, através da descrição das doenças no ambiente. A medicina na época refletia as deusas Panacéia, com o modo curativo e Higéia na prevenção e a harmonia entre os homens e o ambiente. No século XIX já se estabelecia as bases históricas da epidemiologia moderna, com as consequências da revolução industrial, o crescimento da população e os ambientes poluídos e insalubres, estabelecendo a primeira era da epidemiologia moderna que estabelecia o ambiente (solo, ar, agua e etc.) como principal meio de transmissão de doenças, através dos germes que perdura até meados do século XX. Nos dias atuais a nova era epidemiológica e baseada em dois níveis de conhecimento, o Macro que estuda os fenômenos em nível de população e das sociedades e o Micro com o estudo em nível molecular, o genoma humano, integrando e harmonizando nos dois níveis de conhecimento. (Pitanga,F.J.G. Epidemiologia, atividade física e saúde. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Salvador-BA, v.10 n. 3 p. julho 2002)

O estudo epidemiológico e de grande importância, pois através da pesquisa e registros podemos acompanhar os casos de doenças e realizar uma intervenção, com o intuito de conter o avanço das doença através de métodos preventivos e curativos e registra o número de casos acometidos por determinado agente etiológico, sendo uma ciência de extrema importância na prevenção de agravos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com