TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volumetria - Química Analitica

Casos: Volumetria - Química Analitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2015  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

VOLUMETRIA:

A análise química quantitativa é denominada de análise volumétrica ou volumetria, ela consiste em determinar a concentração de uma solução a partir de uma solução padrão.

VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO:

Análise volumétrica, que consiste em determinar a concentração de substâncias através da reação completa entre um ácido e uma base, a qual origina sal e água.

Ponto de equivalência de dois métodos:

Potenciométrico: utiliza materiais tecnológicos para determinar essa concentração.

Colorimétrico: o ponto de equivalência é detectado pela coloração. É adicionado um indicador e quando a quantidade necessária de titulante for adicionada, a solução vai mudar de cor.

Recomendação: quando o que se quiser determinar dor um ácido ou uma base.

VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO:

A volumetria de precipitação é calculada através da formação de precipitados. Esses precipitados podem ser cristais ou coloides. Geralmente o precipitado é colorido. Analisa compostos com solubilidade limitada; é uma técnica utilizada para determinar a quantidade e a concentração de matais presentes em uma amostra desconhecida, através da formação de precipitado.

Ponto de equivalência: Você encontra o ponto de equivalência quando o cátion para de reagir com o ânion, pois ele para de fazer precipitado. Você sabe quando isso acontece porque o indicador também formará precipitado, porém está colorido diferente do precipitado anterior. Quando o precipitado colorido começar a aparecer é porque já deu o ponto de equivalência.

Principal reagente precipitante: AgNO3

Recomendação: determinação de haletos e ânions semelhantes a haletos, determinação de percaptanas (compostos a base de enxofre) e determinação de anions inorgânicos bivalentes e tetravalentes.

VOLUMETRIA DE OXIRREDUÇÃO:

Baseia-se em análises volumétricas em que as espécies envolvidas sofrem de oxidação e redução; é uma técnica utilizada para determinar a quantidade e a concentração de metais presentes em uma amostra desconhecida, através da reação de oxirredução, onde se temum agente redutor e um agente oxidante.

Indicador: alguns não necessitam de indicador

Ponto de equivalência: é encontrado pela mudança de cor.

Recomendação: compostos que sofram oxidação ou redução. Ex.: metais de transição, compostos orgânicos e compostos inorgânicos (nitratos e peróxidos – H2O2 -).

VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO:

Análise volumétrica para determinar compostos baseada na formação de complexos. Utilizado para determinar metais. Complexo é um íon metálico central ligado a moléculas orgânicas circundantes; técnica utilizada para determinar a quantidade e a concentração de metais presentes em uma amostra desconhecida, através da formação de complexos.

Indicador: Usa-se indicador, pois o indicador junto com o metal forma um complexo de certa cor, já o EDTA com o metal forma complexo de outra cor.

Propriedade importante do indicador: formar um complexo de cor diferente do que EDTA formará. Se ligar fracamente ao metal, para que o EDTA consiga romper a ligação e pegar o metal ligado ao indicador, para acontecer o ponto de equivalência.

Ponto de equivalência: determinado pela mudança de cor que acontece porque o EDTA rouba todo o metal do indicador.

Principal titulante: EDTA

VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO:

Direta: o metal é determinado através de uma titulação padrão com o EDTA. O EDTA é o titulante, é adicionado direto da bureta ao erlenmeyer contendo o metal.

Indireta: existem três tipos

Indireta por neutralização:

O titulante é NaOH, o EDTA é adicionado direto ao erlenmeyer com o metal. A quantidade de H+ liberada, que reagirá com o NaOH, é proporcional a quantidade de metal;

Indireta por deslocamento:

O EDTA está ligado a algum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com