TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zona Protecao

Trabalho Universitário: Zona Protecao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Zona de Protecao de Aerodromo.

Zona de Protecao de aerodromo sao restricoes impostas ao redor do aeroporto com a finalidade de garantir a seguranca das operacoes do transporte aereo existentes ou que poderao entrar em funcionamento no futuro. Isso e’ garantido atraves de restricoes impostas ao redor do Aeroporto/aerodromo , sendo as principais restricoes relativas a altimetria das edificacoes e como elas serao utilizadas

Legislacoes : Anexo 14, 4ª edicao, 9ª emenda, JUL.06- ICAO; Portaria 256/GC5, 13 de maio de 2011

O Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos contém as seguintes áreas:

Faixa de Pista;Áreas de Aproximação;Áreas de Decolagem;Áreas de Transição;Área Horizontal Interna;Área Cônica;Área Horizontal Externa.

Alem disso existe o Plano Especifico de Zona de Protecao de Aerodromo, (PEZPA), que é elaborado e aplicado quando existem acidentes naturais e ou artificiais na região do aeródromo que não permitem a aplicação dos parâmetros estabelecidos no plano básico, sendo necessário o desenvolvimento de um estudo específico, visando atender às necessidades operacionais de um sítio aeroportuário.O PEZPA ‘e feito pensando-se nos procedeimentos de trafego, nos acidentes naturais e atificias existentes e no desenvolvimento da regiao. Este tipo de plano e’ elaborado pelo DECEA e quando pronto e’ definitivo.

A participação da FAB é no sentido de fazer a avaliação do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos e emitir seu parecer favorável à administração municipal (caso esteja de acordo com as especificações da portaria) que, por sua vez, emitirá o alvará de funcionamento da pista daquele aeródromo.

Essa avaliação é feita pelos Comandos Aéreos Regionais – COMAR, através de seus Serviços Regionais de Engenharia – SERENG e do CINDACTA.

A zona de protecao de aerodromo do campo de marte traz um impacto para 47 municipios em sao paulo e como visto anteriormente, o Arco do Futuro seria composto por grandes construcoes, estas que viriam a entrar em conflito com a zona de protecao do aeroporto SBMT. A solucao encontrada foi restringir o aeroporto apenas para asas rotativas, pois as especificacoes aplicadas na zona de protecao para esse tipo de aeronave, sao menos restritivas, permitindo que o SBMT e o arco do futuro coexistam.

Para tanto seria necessario novos aeroportos para suprir a grande falta que SBMT faria ao Transporte aereo nacional, e o projeto desses aeroportos ja’ estao em andamento. O aeroporto de catarina e o aeroporto de parelheiros.

http://www.forcaaereablog.aer.mil.br/index.php?p=5347

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com