TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção Respiratoria

Exames: Proteção Respiratoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

Nas atividades laborais existem inúmeros contaminantes que ficam suspensos no ar. A proteção respiratória é uma das medidas universais de segurança e visa formar uma barreira de proteção ao trabalhador, a fim de reduzir a exposição da pele e das membranas mucosas a agentes de risco de quaisquer naturezas.

Poeiras, Fumos e Névoas são pequenas partículas que permanecem suspensas no ar, podendo ser facilmente inaladas. Gases e Vapores são substâncias que têm a mesma forma do ar, por isso se misturam perfeitamente a ele, e passam pelos pulmões, atingindo a corrente sangüínea, chegando a todos os órgãos do corpo humano, como cérebro, rins, fígado, etc.

Um ar muito quente ou muito frio também pode ser perigoso, dependendo da temperatura e do tempo que uma pessoa está exposta ao ambiente.

Apesar das defesas naturais, como pêlos, cílios e mucos, alguns contaminantes conseguem penetrar profundamente no sistema respiratório e causar as Doenças respiratórias mais comuns que são: bronquites, resfriados crônicos, alergias e sinusites, mas também pode causar doenças mais graves conhecidas como: Silicose, Abestose, Bissinose, Pulmão dos fazendeiros, entre outras dependendo do material a que o trabalhador foi exposto.

Uma das formas de proteger o trabalhador contra a inalação de contaminantes atmosféricos é através do uso de Equipamento de proteção Respiratória (EPR) conhecidos como Respiradores ou Máscaras. São constituídos geralmente por várias camadas de filtros, que cobrem no mínimo a boca e o nariz retendo certos contaminantes suspensos no ambiente de trabalho.

Os tipos mais comum de respiradores são: Respiradores semifaciais sem manutenção, Respiradores semifaciais reutilizáveis, Respiradores de peça facial inteira, Respiradores com suprimento de ar entre outros.

O Uso de Exaustores adequados a cada ambiente também é essencial para a proteção respiratórias

Utilizando os meios proteção respiratória corretos e conscientizando os trabalhadores da sua importância, pode-se evitar além dos processos trabalhistas, várias Doenças laborais para os trabalhadores assegurando o sucesso da rotina de trabalho nas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com