TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

África - Racismo

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

A Dor

No preconceito somos discriminados e tratados com indiferença por pessoas que possuem um conceito pré-estabelecido negativamente ao nosso respeito.

Já no auto preconceito a situação é a mesma, porém o preconceito não parte de outras pessoas e sim de nós mesmos, esse é o pior preconceito que existe.

Como não é possível a um chinês passar por judeu, o mesmo ocorre com um negro que pensa poder passar por branco.

Racismo: a legitimação da escravidão

A escravidão colonial importou da África para o resto do mundo cerca de 10 milhões de almas. A quem fale em quase 14 milhões de africanos raptados pelos escravagistas.

O Brasil foi o país que importou o maior número de escravos, tirando as crianças nascidas das escravas em terras brasileiras.

O Brasil se tornou um país possível através da escravidão, contando com o suor e o sangue do negro.

No século XX, a humanidade vivenciou o sacrifício de milhões de pessoas devido ao Nazismo, porém tornou-se pequeno comparado ao tráfico negreiro, que existiu por cerca de 320 anos, equivalente a 64 % do tempo de vida de nosso país.

Os navios negreiros saiam da África com seiscentos escravos em média, embora esse número variasse de acordo com o tipo e o tamanho das embarcações. Receando as possíveis revoltas dos africanos durante a viagem, os traficantes trancavam eles nos porões dos negreiros.

A viagem de Luanda (África) até Recife (Brasil) durava geralmente trinta e cinco dias. Até a Bahia, quarenta dias; até o Rio de Janeiro, cerca de dois meses.

Nos escuros porões dos navios, o espaço era reduzido e o calor, quase insuportável. Além disso, a água era suja e o alimento, insuficiente para todos.

Devido aos maus tratos e as péssimas condições do transporte, calcula-se que morriam de 5 a 25 % dos negros durante a viagem, sendo que os corpos eram lançados ao mar, ou muitas vezes os próprios se suicidavam. Por isto, os navios negreiros eram chamados de “tumbeiros” (palavra referente a tumba) ou “túmulos flutuantes.

O Cotidiano do escravo

Ao longo de mais de 300 anos os escravos negros foram responsáveis pela produção das maiores riquezas, como o açúcar, o outro e o café. Além desses ciclos econômicos houve também a escravidão urbana, os “negros de ganho” , ou seja, eram escravos que realizavam tarefas remuneradas e eram explorados ou mesmo alugados para quem necessitassem de serviços como marcenaria, alfaiataria, ferreiro e outros.

O trabalho escravo indígena também foi usada, porém a mão de obra dos negros eram mais lucrativas.

Financeiramente o tráfico de negros rendia até 4000%, hoje só o hiperlucrativo tráfico de cocaína rende tanto dinheiro.

Muitas vezes o açúcar, o tabaco, a aguardente e outros produtos serviam de moeda de troca. Quando chegavam a América Portuguesa, os escravos eram colocados a venda em mercados. Ficavam a mostra em exposição sendo tratados como mercadorias.

Os escravos começavam a trabalhar ao raiar do dia e só paravam ao anoitecer, não haviam dias livres e nem finais de semanas, não trabalhavam menos que 12 horas por dia, chegando-se a ter jornadas de até 18 horas. Sua alimentação eram apenas feijão, aguado com carne de porco, farinha e alguma fruta de estação, porém esta alimentação não era suficiente para que eles aguentassem toda essa jornada de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com