TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água Oxigenada

Exames: Água Oxigenada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 11

II. Introdução teórica

O peróxido de hidrogênio conhecido comumente como água oxigenada é um composto covalente constituído de dois átomos de oxigênio (H2O2). Possui propriedades físicas muito à água diferindo, entretanto em suas características químicas, por ser um composto altamente instável e por conseguinte fortemente oxidante.(Quagliano, 1973; Lee, 1999)

Como citado no paragrafo acima o peróxido de hidrogênio tem similitudes ao óxido de hidrogênio, porém devido ao caráter de suas ligações de hidrogênio ser ligeiramente maiores que na água, lhe propiciam propriedades especificas menos estável, como ponto de fusão e ebulição que necessitam de um grande fornecimento de energia para romper suas interações intermoleculares. (Quagliano,1973).

Quanto a qualidades como cor e odor, pode-se dizer que este possui aparência incolor, tendo a alternativa de coloração levemente azulada, quando em grande quantidade. Já sobre o odor constata-se praticamente inodoro, apresentando apenas um suave cheiro que lembra vagamente ao ozônio e os halogênios, perceptível se inalar o vapor de suas substâncias. (Quagliano,1973).

Outra peculiaridade notável é sua solubilidade é água acontece em todas as proporções, sendo um processo ligeiramente exotérmico: Cerca de 0,8kg são liberados quando 1mol de H2O2(34,0g) é diluído em aproximadamente 2L de água.(Quagliano,1973).

Dentro ainda do âmbito da solubilidade é possível acrescentar que dispõe de pouca utilidade como solvente ionizante, porque é decomposto pela maioria dos íons metálicos e oxida muitos compostos, embora tenha uma elevada constante dielétrica. (Quagliano,1973).

Em contrapartida com água, que é composto de alta estabilidade, decompondo endotermicamente a temperaturas extremamente elevadas, o peróxido de hidrogênio, tende a decompor-se espontaneamente dando em água e oxigênio. Uma grande quantidade e calor é liberada neste processo. (Quagliano,1973)

Equação (1):

H2O2 → H2O + ½ O2

É perceptível que esta é uma reação de oxirredução ou desproporcionamento, pois para cada átomo de oxigênio do peróxido de hidrogênio que age como oxiante, há um átomo de oxigênio agindo como redutor. (Quagliano,1973).

Esse tipo de reação ocorre com grande frequência com água oxigenada, mas as razões para que esta transformação em questão aconteça são diversas, podendo variar em função da temperatura, concentração e presença de substâncias estranhas, podendo acelerar ou retardar a reação. (Quagliano,1973; Brow, LeMay, Burten 2005)

A particularidade mais importante desse composto entretanto é seu alto poder de oxidação. Quando água oxigenada age como como agente oxidante, acontece a formação e água e outro átomo e oxigênio (O) torna-se disponível para uma oxidação; a reação de decomposição seguindo a equação esquemática é (Quagliano,1973; Brow, LeMay, Burten 2005):

Equação (2):

H2O2 → H2O + (O).

Para cada mol de peroxido de hidrogênio que reage resulta em um mol de(O), entrando na combinação química posterior. Assim, a reação entre o peróxido de oxigênio e qualquer substância redutora, (R), pode ser esquematicamente descrita como (Quagliano,1973; Brow, LeMay, Burten 2005):

Equações (4)

H2O2 + R → H2O + RO

Exemplo:

Equação (5):

PbS + 4H2O2 → 4H2O + PbSO4.

Ainda que menos usual o peróxido de hidrogênio agir como agente redutor quando em contato com um oxidante mais forte que ele, ambos átomos de oxigênio são oxidados por exemplo:

Equação (6):

H2O2(sol) + Cl2(g) → O2(g) + HCl(sol).

(Quagliano,1973; Brow, LeMay, Burten 2005).

Graças às qualidades já estabelecidas nos outros parágrafos a água oxigenada é largamente usada como agente alvejante suave para tecidos, papel e polpa de madeira. Encontra diversas aplicações ambientais, é um importante combustível de foguetes, utilizada tabém na assepsia de ferimentos. (Quagliano,1973; Brow, LeMay, Burten 2005).

III. Procedimento Experimental

Materiais e Reagentes

Tabela1: vidrarias e acessórios

Material Quantidade Capacidade

Pinça de madeira 02 -

Tubos de ensaio 08 -

Pipetas 03 5 , 10 , 25mL

Provetas 03 5 , 10 , 25mL

Pêra 02 -

Lamparina 01 -

Pisseta 01 -

Espátula 01 -

Béquer 01 -

Fósforo - -

Erlenmeyer 02 -

Tabela2: Reagentes

Reagente Concentração

Água Oxigenada 20 volumes

Hidróxido de sódio 0,1 mol-1

Ácido Clorídrico 0,1 mol-1

Ferrocianeto de potássio 5% m/v

Sulfato de ferro(II) 5% m/v

Ácido Sulfúrico 0,1 mol-1

Permanganato de potássio 0,02 mol-1

Batata em pedaços -

Dióxido de manganês -

Detergente -

Atividade A

Adicionou-se 2mL de água oxigenada em dois tubos de ensaio. Colocou-se um os tubos ao abrigo a luz e expos o outro. Após dois minutos foi adicionado 1mL de solução de hidróxido e sódio ao tubo que ficou sobre abrigo da luz, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com