TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice de sustentabilidade corporativa

Projeto de pesquisa: Índice de sustentabilidade corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.083 Palavras (17 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Índice de Sustentabilidade Empresarial– SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Lei de Responsabilidade Fiscal – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Agronegócio, Construção Civil e Terceiro Setor – Seção quaternária 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual, as empresas necessitam da maior quantidade de informações possíveis, informações estas vindas de todos os ambientes com que ela se relaciona.Ambientes internos (colaboradores, diretores) e ambientes externos (fornecedores, clientes, público em geral, meio econômico e político).

À medida que a tecnologia da informação tem avançado e a pressão competitiva tem forçado inovações dentro das organizações, no contexto empresarial atual, grandes empresas buscam constantemente meios de informações que apresentem resultados confiáveis em suas tomadas de decisões, de modo a aumentar a competitividade de suas atividades.

O profissional da contabilidade tem hoje uma importância de real grandeza e meios de fornecer informações precisas, dando segurança e confiabilidade ao empresário, firmando-se cada vez mais no mercado. Independentemente se seu trabalho é interno ou externo (serviços contábeis terceirizados), a orientação fornecida à empresa é de grande valia.

A Contabilidade tem por objetivo propiciar aos seus usuários, seja ele pessoa física ou jurídica, base seguras às suas decisões, facilitando o planejamento, controle, avaliação de desempenho, auxiliando empresários a fim de controlar, planejar e corrigir as falhas na empresa, proporcionando um melhor gerenciamento.

O profissional da contabilidade tem hoje uma importância de real grandeza e meios de fornecer informações precisas, dando segurança e confiabilidade ao empresário, firmando-se cada vez mais no mercado. Independentemente se seu trabalho é interno ou externo (serviços contábeis terceirizados), a orientação fornecida à empresa é de grande valia.

A contabilidade deve ser compreendida como um “banco de dados” que contempla informações sobre todos os eventos econômicos e empresariais, mensuradora de medidas físicas e monetárias, a qual não se limita apenas a geração de informações sobre eventos realizados, mas também sobre acontecimentos planejados, apresenta-se na sua mais moderna expressão como um dos mais preciosos sistemas de informação, possibilitando o entendimento de ambos, Contabilidade e sistema de informação de modo similar.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE

- O que é o ISE-BOVESPA?

Criado em 2005 pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em parceria com entidades profissionais ligadas ao mercado de capitais, além da Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos e Ministério do Meio Ambiente, o índice visa oferecer aos investidores uma opção de carteira composta por ações de empresas que apresentam reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial.

A premissa é que o desenvolvimento econômico do país está intimamente relacionado ao bem-estar da sociedade brasileira e da tendência mundial dos investidores buscarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para investir seus recursos.

Sua criação foi financiada pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro Banco Mundial, cuja missão é promover investimentos no setor privado de países em desenvolvimento, com objetivo central de reduzir a pobreza e promover a melhoria de qualidade de vida.

O Índice é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e na governança corporativa.

A metodologia do índice foi desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (Gvces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) com o apoio financeiro do International Finance Corporation (IFC) reunindo inicialmente 28 empresas, hoje conta com 34 empresas que compõem a segunda carteira do Índice.

O índice adota o conceito internacional Triple Botton Line (TBL) que avalia, de forma integrada, dimensões econômico-financeiras, sociais e ambientais das empresas, acrescido de critérios e indicadores de governança corporativa a exemplo do índice da Bolsa de Johannesburg.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.

Para simplificar, o ISE é um índice que mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BM&FBOVESPA, semelhante ao Ibovespa.

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas tem a responsabilidade pelo desenho metodológico do índice.

A metodologia do ISE é composta por dimensões, que avaliam diferentes aspectos da sustentabilidade:

Dimensão Geral: compromissos com o desenvolvimento sustentável, alinhamento às boas práticas de sustentabilidade, transparência das informações corporativas e práticas de combate à corrupção.

Dimensão Natureza do Produto: impactos pessoais e difusos dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, adoção do princípio da precaução e disponibilização de informações ao consumidor.

Dimensão Governança Corporativa: relacionamento entre sócios, estrutura e gestão do Conselho de Administração, processos de auditoria e fiscalização, práticas relacionadas à conduta e conflito de interesses.

Dimensões Econômico-Financeira, Ambiental e Social: políticas corporativas, gestão, desempenho e cumprimento legal.

Dimensão Mudanças Climáticas: política corporativa, gestão, desempenho e nível de abertura das informações sobre o tema.

O ISE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com