TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

А importancia do serviço social

Trabalho acadêmico: А importancia do serviço social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo esclarecer as dimensões do serviço social, enfatizando a visão do profissional as suas ações interventivas e a questão da desigualdade social, que sabemos é muito grande no Brasil e também mostrar como a filantropia dá subsídios para que o assistente social tenha uma visão ampla de como possa realizar seu trabalho junto à sociedade, que o profissional possa ter um olhar critico e uma atitude renovada. A filantropia faz com que o assistente social analise a realidade a partir a da construção da cultura, que ele possa lidar com as diferenças sociais, como uma visão á problemática e o que seria necessário para a intervenção profissional. Respeitando suas diferenças suas normalidades e suas essências. A função do assistente social na área da saúde e seus valores como profissional.

1. A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL.

O serviço social nos dias de hoje é uma profissão cujo objetivo de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social ele atua geralmente em equipes multidisciplinar tendo que ter capacidade de organização e acima de tudo humanista.

O serviço social é uma profissão de caráter sócio político critico e interventivo. Os locais onde este profissional atua em geral são entidades, prefeituras, judiciários, presídios, Saúde, em empresas privadas e ONGS (instituições não governamentais), nestas áreas atuam aproximadamente 5.500 profissionais no Brasil e devido à interiorização e descentralização das políticas publicas a profissão do assistente social se expande a cada dia, a jornada de trabalho é de 30 horas e no mercado a faixa salarial é de quatro a nove salários mínimos, sendo mais de 60% graduados e 33% destes profissionais estão atuando no conselho de direito ou de política social, sendo a área mais atuante a assistência à criança, adolescentes, saúde, idoso e direitos humanos.

Com o aumento do desemprego a desigualdade social vem aumentando, aumentando o campo de trabalho do serviço social que é diretamente ligado a projetos voltados ao enfrentamento desta desigualdade, através de políticas públicas sérias e concretas.

O assistente social vem sendo valorizado com merecimento ele é um profissional especializado, realiza trabalho de grande complexidade, através de recursos oferecidos pelos empregadores, através de projetos, programas e atendimento previsto pela política institucional, integrando como parte de uma equipe que programa ações institucionais e empresariais.

Hoje existe o seguimento privado assumindo em conjunto com o Estado, entra quando o Estado deixa a desejar, e conta ainda com o terceiro setor, sendo visto como um novo modelo de gestão na área social, atuando entre esfera publica e privada, precisa atender as necessidades da população e chegar ao acesso aos serviços, levando a eles condições de seguirem com dignidade.

O trabalho desses profissionais deve ser realizado sob a perspectiva da totalidade, não visualizando apenas o individuo, mas também as relações mais amplas, buscando formas de atendimentos ás demandas mais imediatas que se fazem presentes no cotidiano profissional. Hoje a profissão de assistente social é muito admirada porque é vista como o médico da sociedade, pois o profissional é politizado e bem dotado de conhecimentos. Compreendendo assim que nos dias atuais mesmo diante de todas as limitações, sejam elas sociais, institucionais, ou profissionais ainda existem aqueles com vontade de melhorar o exercício profissional.

2. RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE SERVIÇO SOCIAL E FILANTROPIA.

Filantropia é o sentimento que faz indivíduos ajudarem outras pessoas, o termo é de origem grega significa “amor à humanidade”.

Tem como característica a caridade, acontece através de donativos para ONGS, comunidades ou trabalho voluntario, e esta ligado ao terceiro setor, onde as empresas contribuem para uma sociedade melhor.

Suas ligações com o serviço social foram às dificuldades, pois os mesmos nasceram do berço da caridade filantrópica e se desfazer desses ideais custou preços para mudanças e rupturas para a consolidação de uma verdadeira profissão para a sociedade.

Na perspectiva conservadora a origem do serviço social esta relacionada á evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia.

A filantropia é a ação de doar dinheiro ou bens para instituições que desenvolvem atividades humanitárias é uma forma de ajudar na mudança social sem recorrer às políticas publicas.

Na filantropia o serviço social atua na elaboração, acompanhamento e desenvolvimento de projetos sociais e filantrópicos provendo o mínimo aquele que não têm o básico para sobreviver, necessitam de amparo. A relação com o Serviço social é que o profissional tem que estar preparado para executar programas institucionais e orientar e encaminhar cidadãos para benefícios e direitos.

3. DEFINIÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL E ASSISTENCIALISMO.

O assistencialismo vem da palavra assistência no sentido de dar proteção, amparo, ajuda socorro, com o objetivo de apoiar oferecendo gêneros de primeira necessidade.

Assim, defini-se assistencialismo como toda ação junto às camadas sociais desfavorecida, carentes e marginalizadas, caracterizada pela ajuda filantrópica, ou seja, momentânea feita pelas pessoas, entidade e governantes onde transforma a realidade social das comunidades, pois atende as necessidades individuais, o que não tira os necessitados da condição de carentes, por não existir projetos e políticas assistenciais, para que haja mudança é necessário um acompanhamento e elaboração de projetos de acordo com a necessidade de cada comunidade, onde necessita da Assistência Social.

Esta pratica foi superada com a promulgação da Constituição federal de 1988 e pela Lei orgânica de assistência social com a concepção da política social publica, onde o assistente social atua na prevenção de garantias que reduzam e previnam exclusões e riscos, atendendo as necessidades emergentes causadas por problemas pessoais ou sociais de seus usuários, superando exclusões sociais, defendendo e vigiando direitos da dignidade humana e cidadania.

A assistência social diferentemente do assistencialismo surgiu na década de 1930 e é regulamentada através da lei nº. 8662, de 07 de junho de 1993. Para atuar nessa área, há o assistente social. A ação de assistência social visa atender ás necessidades das comunidades marginalizadas, atendendo seus problemas emergentes ou permanentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com