TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.465 Palavras (34 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância – CED

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

[pic 2]

                                                 MARKETING HOSPITALAR

Alunos:

Anderson da Silva Lima                                  RA: 8136741775

Kátia Regina Barbosa de Freitas        RA: 408539

Maria de Fátima Ferreira da Silva        RA: 412783

Pérola Albuquerque Pereira        RA: 8308771765

Sheila Ferreira de Oliveira        RA: 7533645567

[pic 3]

Plano de Marketing para uma Instituição da área da Saúde

Tutora Presencial: Mônica Marques

Tutora EAD: Ana Maria Viegas Tristão

Manaus - AM

NOV/2014.

Introdução

Este trabalho tem como finalidade apresentar a relevância do Plano de Marketing para a gestão de uma empresa tanto de pequeno, médio e grande porte. Iremos aborda também a importância de definir: segmentação de mercado e público alvo – para a empresa posicionar-se no mercado; Analisar o mercado através da análise de Customer Relationship Management (CRM) de uma ferramenta que é  muito simples, mais ao mesmo tempo eficiente onde é possível analisar os fatores externos e internos da empresa, e por fim a ferramenta dos “4P’s” onde a empresa define as estratégias do Produto/Serviço, Preço, Praça e Promoção. Na busca excessante do crescimento e sobrevivência no mundo dos negócios, o marketing dentro das instituições Hospitalares vem desenvolvendo métodos, inovações e até mesmo aperfeiçoando ferramentas capazes de planejar, controlar e  obter  a eficiência e a eficácia dentro do planejamento estratégico empresarial. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um Plano de Marketing para uma Instituição da área da Saúde, enfatizando a importância do marketing de relacionamento, do orçamentário e  da estratégia empresarial no setor de serviços, mais especificamente nos hospitais.  

O marketing hospitalar, por sua vez deve ser visto como uma ferramenta dotada de vários compostos que devem ser empregados em uma determinada organização com o objetivo de propagar sua imagem demonstrando a sociedade o que esta apresenta de melhor e mais atrativo, além disso, vem para qualificar e desenvolver os hospitais no intuito de desenvolver seu próprio sistema. Mediante essa técnica o paciente deve ser o principal foco da organização, esta buscando constantemente compreender o que o usuário pensa e sente e, também, se estão satisfeitos com os serviços ofertados (COSTA; SILVA; RIBEIRO, 2011).

Esse estudo se debruça sobre uma das principais temáticas pertencentes à ciência administrativa, a mencionar, o marketing; este voltado especificamente para a área hospitalar que no município onde foi realizado o estudo, Manaus - AM possui notória significância tanto no seu aspecto econômico quanto em sua função social. O estudo justifica-se pela necessidade de se analisar com maior profundidade de que forma estão sendo utilizadas as estratégias de marketing para promover a popularização de um hospital de qualidade  e se tais medidas realmente são eficazes.

SUMÁRIO[pic 4]

[pic 5]

Objetivo do Desafio

Elaborar um Plano de Marketing para uma Instituição da área da saúde.

ETAPA 1[pic 6]

Passo 1

Leitura de texto

O que é marketing de relacionamento- Artigo

Autor: Flávio Régio Brambilla

Passo 2

  1. O que é Marketing?

[pic 7]

No Brasil, o termo “marketing” foi introduzido por volta de 1954, inicialmente com a denominação “mercadologia”, posteriormente tornou-se de conhecimento generalizado que o mais adequado seria manter a expressão em sua forma originária, restando à ciência que se dedica ao estudo dos mercados a denominação da forma como lhe foi conferida a priori, a mencionar, marketing. Marketing, em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

Em inglês, market significa "mercado", e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado. O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou idéias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo. A Comunicação Interna de uma empresa, também faz parte do planejamento. O marketing também define quem é a empresa, quem é seu cliente, quais os diferenciais dos produtos/serviços, etc. Apesar disso, marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apóia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões. O marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros. O trabalho do profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda. Ele é um investigador do mercado, um psicólogo, um sociólogo, um economista, um comunicador, um advogado, reunido em uma só pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.6 Kb)   pdf (603.7 Kb)   docx (876.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com