TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPOSTOS BIOATIVOS EM ALIMENTOS (QUERCETINA)

Por:   •  10/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

 

COMPOSTOS BIOATIVOS EM ALIMENTOS

(QUERCETINA)

Os flavonóides são compostos fenólicos, conhecidos por compor uma classe de substâncias de origem natural, ao qual o homem não é capaz de executar a síntese. Dentro desse contexto, já são catalogadas mais de quatro mil substâncias pertencentes ao grupo e entre elas estão as antocianinas, isoflavonóides e quercetinas (Lopes, 2000).

A justificativa dada à grande diversidade estrutural dos flavonóides encontrada é embasada no fato desses compostos facilmente sofrerem processos como o de hidroxilação, metilação, acilação e glicosilação.

No que tange a quercetina, essa corresponde a um dos flavonoides encontrados em maior abundancia na natureza  (Harborne e Williams, 2000). Esse composto, apresenta-se como um pó amarelo-alaranjado, e sua formula molecular se descreve como C15H10O7. Quando na forma anidra, a mesma tem peso molecular de 302,24g/mol, enquanto na forma diidratada seu peso se altera para 338,27g/mol (DORA, 2010, apud BUDAVARI, 1996)

[pic 1]

Figura 1. Estrutura química da quercetina. (DORA, 2010)

A quercetina, bem como os flavonóides de modo geral, dispõem de ação antioxidante com considerável potencial terapêutico, especialmente no que se relaciona à redução do estresse oxidativo. Destacam-se também a sua atividade anti-radicais livres e antiviral, por vezes inviabilizando a ligação e a penetração do vírus na célula, além de ser capaz de interferir na modulação da expressão gênica, tornando-se um grande aliado à prevenção dos mais variados tipos de canceres, e na interação com as vias de sinalização celulares.

É também responsável por inibir a produção de óxido nítrico e do fator de necrose tumoral pelas células de Kupffer, bem como depura os ânions superóxidos e radicais hidroxilas, sendo, por esse motivo, considerado de grande importância pra saúde humana.

Ao que se refere às fontes alimentares, os flavonoides são considerados substâncias sem valor nutritivo, e embora sejam consumidos diariamente na dieta humana, sua quantificação não é exata em virtude da deficiência das tabelas de composição de alimentos que não explanam dados sobre a distribuição desses (BEHLING et al 2004). Os flavonoides e outros compostos fenolicos naturais, encontram-se nos vegetais, chás de ervas, vinhos tintos, mel entre outros produtos de consumo cotidiano, fazendo parte da dieta alimentar, sendo a mais importante a quercetina. (MILTERSTEINER et al, 2003).

Assim, em conceitos gerais, os flavonoides são compostos que vem atraindo as observações e analises nos últimos anos, em decorrência dos benefícios causados ao organismo atribuídos a eles. A quercetina em especial, possui diversas propriedades terapêuticas, tanto que seu consumo é comercializado até mesmo na forma de suplementos, porem sua ingestão é fácil através dos alimentos.

REFÊRENCIAS

HARBORNE, J.B.; WILLIAMS, C.A. Advances in flavonoid research. Phytochem., v.55, p.481- 504, 2000.

LOPES, R. M. ; OLIVEIRA, T. T. ; NAGEM, T. J. ; PINTO, A. S. Farmacologia de Flavonóides no Controle Hiperlipidêmico em Animais Experimentais. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento, Brasil, v. 17, p. 18-22, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com