TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leis de Isaac Newton

Por:   •  27/3/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL SÃO CAETANO

ATPS – FÍSICA

LEIS DE ISAAC NEWTON

ALUNO: Douglas Soares da Silva RA: 1141471066

ALUNO: Edgar RA:

Turma: 2° NA Engenharia Civil

Prof° Mauricio

São Caetano do Sul – 30/Agosto/2011

Isaac Newton

Isaac Newton Foi um Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, que nasceu em Londres em 1643, e faleceu em 1727, trabalhou junto com vários físicos famosos. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, iremos falar sobre três:

1ª LEI DA INÉRCIA;

2ª PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA;

3ª LEI DA AÇÃO E REAÇÃO;

PARA FALARMOS DAS LEIS DE NEWTON PRIMEIRO TEMOS QUE ESCLARECER ALGUNS PONTOS COMO: FORÇA: É UMA INTERAÇÃO ENTRE DOIS CORPOS, PERCEPTÍVEL PELOS SEUS EFEITOS. UMA FORÇA PODE CAUSAR VÁRIOS EFEITOS DIFERENTES EM UM CORPO, COMO POR EXEMPLO:

• Realizar algum movimento;

• Parar o mesmo movimento;

• Aquentar e sustentar um corpo;

• Conseguir deformar um corpo.

Uma atenção a mais deve ser dado ao estudo das forças, pois trata-se de uma grandeza vetorial e como tal possui módulo, direção e sentido.

A Unidade de medida de força no S.I. é o Newton ( N ). Para se ter uma noção do seu valor, saiba que um Newton (1N) é a força necessária para erguer uma pequena xícara de café (100 ml) e 100N é a força necessária para levantar dois pacotes de açúcar de 5 kg cada um.

Existem dois tipos de força: força de contato e força de campo.

Forças de contato: são aquelas em que há necessidade de um contato físico entre os corpos para que neles aja a força, como por exemplo uma pessoa fazendo força em um carro para se movimentar.

Forças de campo: são aquelas que atuam à distância, sem a necessidade de contato entre os corpos, como a força da gravidade da Terra, da força de um imã sobre um prego, etc.

.

1ª LEI - DA INÉRCIA

INÉRCIA É A INCAPACIDADE DE UM CORPO EM ALTERAR O SEU ESTADO DE MOVIMENTO OU REPOUSO, QUALQUER CORPO, ISOLADO É INCAPAZ DE ENTRAR EM MOVIMENTO (SE ESTIVER EM REPOUSO) OU MUDAR A SUA VELOCIDADE (SE ESTIVER EM MOVIMENTO).

A primeira lei de Newton, consiste na teoria que se não existe a ação de forças ou se é nula a resultante das forças atuantes sobre um corpo, ele permanece em seu estado natural de movimento ( repouso ou M. R. U.), de uma força mais clara essa lei diz que:É que um corpo em que a resultante das forças é nula estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Neste caso, diz-se que um corpo está em Equilíbrio.

Uma pessoa que se encontra dentro de um ônibus em movimento, ora continuar em movimento para frente, quando o ônibus parar, caso ela não esteja segurando no mesmo, pois não há resultante das forças sobre ela e por isso tende a manter o seu estado de movimento.

Existem dois tipos de Equilíbrio:

• Equilíbrio Estático: equilíbrio de um corpo em repouso.

• Equilíbrio Dinâmico: equilíbrio de um corpo em movimento retilíneo uniforme.

Matematicamente, a 1ª lei de Newton pode ser resumida por:

Equilíbrio: FR = 0 FRx = 0 FRy = 0

Esta forma é utilizada principalmente nos casos em que temos várias forças inclinadas atuando sobre um mesmo corpo.

2º LEI - PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA

A SEGUNDA LEI DE NEWTON TRATA DOS CASOS EM QUE A RESULTANTE DAS FORÇAS QUE ATUAM EM UM CORPO NÃO É NULA. NESTE CASO, NOTA-SE O APARECIMENTO DE UMA OUTRA GRANDEZA CONHECIDA: A ACELERAÇÃO.

Ela pode ser definida da seguinte maneira: Se existe a ação de forças ou a resultante das forças atuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrerá a ação de uma aceleração inversamente proporcional à sua massa.

Podemos concluir que toda vez em que sobre um corpo atuar uma resultante de forças não-nula,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com