TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Causadas Por Virus

Por:   •  28/9/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo das doenças provocadas por vírus é de grande interesse para a medicina, a veteri­nária, a agricultura e outras áreas da ciências, pois existe um grande número de viroses que ataca animais, plantas e diversos outros grupos de seres vivos.

A enfermidade mais habitual de origem viral é o resfriado comum, uma doença que costuma ser branda. A gripe é mais severa, sendo às vezes confundida com o resfriado.

Na espécie humana, muitas viroses ocorrem na infância, como cata-pora (varicela), rubéola, caxumba e sarampo. Gripe, poliomielite (para­lisia infantil), raiva ou hidrofobia, hepatites, herpes, febre amarela, den­gue, ebola e AIDS também são viroses que podemos encontrar na espé­cie humana. Cada virose tem a sua forma específica de prevenção, sen­do que muitas delas são evitadas por meio da vacinação.

Vírus Ebola

Vírus Ebola: Causa a febre hemorrágica, uma doença letal.

Nos últimos anos, temos observado no Brasil um grande aumento no número de ca­sos de dengue. A dengue é uma doença infecciosa aguda, de origem virótica, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Apresenta surtos epidêmicos, carac-terizando-se por quadro febril súbito, moleza, dores musculares, dor de cabeça e falta de apetite. O desaparecimento dos sintomas ocorre, aproximadamente, em uma semana, quando se trata da dengue benigna. Já a forma hemorrágica da doença pode levar o indivíduo à morte.

Para curar uma enfermidade viral devem-se eliminar os vírus que causam a infecção. O problema é que os vírus ocultam-se no interior das células, de forma que os medicamentos não os"atingem facilmente.

Hoje em dia existem relativamente poucos medicamentos realmente úteis para acabar com os vírus. Portanto, o que se faz quando alguém tem uma enfermidade viral é tratar de aliviar seus sintomas, como a febre.

A melhor arma contra os vírus é a vacinação, que consiste em injetar em pessoas sadias o vírus inativo ou algum fragmento dele. Dessa forma, o sistema imunológico, responsável pelas defesas do organismo, passa a reconhecer o vírus. Caso ocorra a infecção com esse vírus específico, ele é prontamente detectado e eliminado.

A AIDS

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida ou Aids, como é mais conhecida) foi descrita no começo da década de 1980. Ela é causada pelo vírus conhecido como HIV (vírus da imunodeficiência humana). Quando o HIV infecta uma pessoa, pode permanecer latente por anos até entrar em atividade e desencadear a enfermidade. Ataca células do sistema imunológico e o organismo torna-se indefeso diante de infecções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com