TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecções oculares causadas por vírus

Seminário: Infecções oculares causadas por vírus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Seminário  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Infecções dos Olhos causadas por vírus

O adenovírus, o enterovírus e o vírus do herpes simples podem causar conjuntivite, ceratite e/ou ceratoconjuntivite. Pessoas com infecções virais ( por exemplo , vesícula herpética) devem lavar sua mãos completamente antes de colocar ou remover as lentes de contato ou tocar os olhos. Os agentes antivirais, na forma de pomada ou colírio, podem ser prescritos para as infecções por herpes simples. Para os pacientes hospitalizados devem ser instituídas medidas preventivas de contato.

Infecções nos olhos causadas por Bactérias

Patologias

Conjuntivite Bacteriana, “Olhos Rosados”: Esta doença caracteriza-se por irritação e vermelhidão da conjuntiva, edema das pálpebras, secreção mucopurulenta, fotossensibilidade; altamente contagiosa. Nos EUA não é doença de notificação obrigatória.

Agente Etiológico: Haemophilus influenza do biogrupo aegyptius e Streptococcus peneumoniae são as causas mais comuns, embora muitas outras bactérias possam causar “Olhos Rosados”.

Reservatório e forma de transmissão: O ser Humano infectado, pode transmitir a doença através do contato com secreções oculares e respiratórias, dedos contaminado, lenços, vestuário, maquilagem para olhos, medicamentos oculares, instrumentos oftálmicos, agentes para umedecer e limpar lentes de contato.

Diagnóstico: Deve-se fazer um exame microscópico do exsudato ( pus que destila ), cultura de patógenos e/ou técnicas de imunodiagnóstico.

Conjuntivite Gonocócica, Oftalmia Neonatal: Esta doença caracteriza-se por vermelhidão aguda e edema da conjuntiva, secreção purulenta, úlceras corneais, perfuração e cegueira, se não tratada.

Agente Etiológico: Neisseria gonorrhoeae, diplococo gram-negativo, em forma de rim ou grão de feijão, também conhecido gonococo ou GC.

Reservatórios e forma de transmissão: O ser humano infectado (cérvice materna) pode transmitir se houver contato com o canal do parto infectado durante o nascimento, a infecção em adultos pode resultar do contato dos dedos, contaminados com secreções genitais infecciosas, com os olhos.

Diagnóstico: Observações microscópicas de cocos gram-negativos em esfregaços de material purulento, isolamento de N. gonorrhoeae em meio de cultura apropriada.

Conjuntivite por clamídia, conjuntivite de inclusão, paratracoma: Em recém - nascidos, conjuntivite aguda com secreções mucopurulenta, pode resultar em tênues cicatrizes na conjuntiva e na córnea, pode ocorrer simultaneamente com nasofarigite ou pneumonia por clamídia, em adultos pode ocorrer simultaneamente com uretrite não gonocócica ou Cervicite. Nos EUA não é doença de notificação obrigatória.

Agente Etiológico: Certos sorotipos (sorovariantes) de chlamydia trachomatis.

Reservatório e forma de transmissão: A transmissão pode ocorrer por contato direto com secreções genitais de indivíduo infectado; dedos contaminados nos olhos, infecções em recém – nascidos através do canal do parto infectado, piscinas não cloradas (conjuntivite de piscina).

Diagnóstico: As clamídias não crescem em meios artificiais, o diagnóstico é realizado através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com