TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONDUTA NUTRICIONAL EM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

ANÁPOLIS

2017

andré jesus rodrigues

CONDUTA NUTRICIONAL EM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

Projeto apresentado ao Curso de Nutrição da Instituição Anhanguera

Orientador: Prof(ª). Kelly Cristina Campos da Silva


Anápolis

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        9

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        10

7 REFERÊNCIAS        11


1 INTRODUÇÃO

 A terapia nutricional vem sido um importante aliado junto ao tratamento de diabetes mellitus. Por vários anos foi o único tratamento disponível, sendo aperfeiçoado os conhecimentos sobre o que se deveria comer e qual a quantidade de nutrientes, principalmente de carboidratos.

O uso correto dos micronutrientes e macronutrientes é essencial no tratamento assim como um conhecimento mínimo sobre o metabolismo dos carboidratos e sua relação com  a elevação da glicose sanguínea e controle qualitativo e quantitativo .

Um plano alimentar individualizado, adequado às necessidades e especificidades da diabetes mellitus, e a adoção de hábitos saudáveis como prática de exercícios físicos vem se mostrando como importante tratamento juntamente com o uso de fármacos.

1.1 PROBLEMA

De que forma uma intervenção adequada na conduta nutricional promove benefícios para portadores de diabetes mellitus?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Relacionar como a Intervenção Nutricional promove mudanças fisiológicas importantes em pacientes portadores de diabetes mellitus, promovendo uma melhora na qualidade de vida.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Identificar os diferentes tipos de diabetes mellitus e sua relação com os alimentos.

Estabelecer condutas de avaliação e intervenção nutricional para cada tipo de diabetes mellitus.

Mostrar como a inclusão de um plano alimentar e mudanças de hábitos são importantes aliados no tratamento.

3 JUSTIFICATIVA

A diabetes mellitus é uma doença metabólica que vem crescendo a cada ano em todo mundo. Pequenas mudanças nos hábitos de vida como a inclusão de atividades físicas e ajustes na alimentação garantem grandes resultados no tratamento dessa doença.

Por outro lado, temos uma oferta de alimentos maior, principalmente de processados e ultraprocessados, que conferem uma densidade energética maior e elevada de carboidratos e lipídeos. Todos esses fatores aliados ao estilo de vida cada vez mais sedentário da população, vem contribuindo para o aumento de portadores de diabetes mellitus.

Esta pesquisa tem o intuito de somar junto as várias já existentes nas literaturas, a relação direta dos alimentos com a diabetes mellitus e como a intervenção nutricional em pacientes diabéticos deve ocorrer em cada tipo, integrando insulina, alimentação e atividade física, reforçando a necessidade do ajuste insulínico a um plano alimentar individualizado para uma melhora no controle metabólico.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Diabetes mellitus, popularmente chamada de diabetes, refere-se a uma condição metabólica, onde ocorre um aumento da glicose sanguínea durante um período prolongado de tempo. Em condições normais, ou seja, em indivíduos não portadores de diabetes mellitus, ocorrendo uma elevação na glicose sanguínea haverá um controle no Sistema Nervoso que estimulará o pâncreas a secretar o hormônio insulina, facilitando a entrada dessa glicose nas células e o seu armazenamento na forma de glicogênio muscular e hepático (MCLELLAN et al., 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com