VERIFICAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO CARDÁPIO DE PRATOS EXECUTIVOS EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR
Por: elicosouza • 6/2/2020 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 496 Visualizações
VERIFICAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO CARDÁPIO DE PRATOS EXECUTIVOS EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR
Atualmente a modificação nos hábitos alimentares da população cresce exponencialmente, cujos motivos se dão em grande parte pela realização das refeições fora das residências, devido à falta de tempo. Diante desses novos hábitos, o consumo de refeições através da elaboração dos Pratos Feitos, Pratos Comerciais ou Pratos Executivos cresceu consideravelmente, visto que estes são considerados uma refeição básica, tradicional e barata (LEAL, 2006).
O Prato Executivo é elaborado com uma entrada, prato principal e acompanhamentos. Devido ao aumento no consumo deste pela população, principalmente trabalhadores de baixa renda, os restaurantes começaram a comercializar com algumas modificações em relação as preparações, porém utilizando o porcionamento em um único prato (FREIXA; CHAVES, 2008).
Em serviços de alimentação, é imprescindível fornecer uma alimentação adequada, visto que, a mesma é essencial para a saúde do trabalhador, pois promove o bom desempenho de suas funções, aumentando assim a produtividade e reduzindo os riscos de acidentes de trabalho (MATTOS, 2008).
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi instituído pela Lei 6.321, de 14/4/1976, com o objetivo de melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores,
principalmente os de baixa renda que ganham até 5 salários mínimos por mês. O cardápio deste programa é equilibrado qualitativamente e quantitativamente em nutrientes e o almoço e jantar devem possuir de 600-800 kcal, o desjejum e lanches devem conter 300-400 kcal e o percentual proteico-calórico (NdPCal) deverá ser, no mínimo, de 6% e no máximo de 10% (BRASIL, 2006).
Metodologia
Trata-se de um estudo transversal que foi realizado em um serviço de alimentação de um restaurante tipo self service. A coleta de dados foi realizada no primeiro segundo semestre de 2017. Foram coletados dados do cardápio do almoço elaborado para cinco pratos executivos que são comercializados diariamente. Foi quantificado o per capita dos alimentos das preparações por meio da elaboração de fichas técnicas. Foram calculados o valor calórico total, macronutrientes, gorduras saturadas, fibras, teor de sódio e o NDPcal%, com o auxilio do software Avanutri® (2012).
Para análise dos cardápios, foram utilizados os parâmetros exigidos pelo PAT, na Portaria Interministerial nº 66/06. Esse documento determina que o almoço deve conter 60% de carboidratos, 15% de proteínas, 25% de gorduras totais, quantidade inferior a 10% de gorduras saturadas, 4-5g de fibras, 360-480mg de sódio. O valor energético para o almoço deve ser entre 600-800 Kcal, podendo haver acréscimo de 20% (BRASIL, 2006).
Os dados coletados foram tabulados e apresentados com o auxílio do software Microsoft Office Excel®, versão 2010.
A composição dos cardápios dos pratos executivos é apresentada no Quadro 1
Quadro 1 - Descrição da composição do cardápio dos pratos executivos. Maceió, AL, 2017
PREPARAÇÔES  | Prato executivo 1  | Prato executivo 2  | Prato executivo 3  | Prato executivo 4  | Prato executivo 5  | 
SALADA  | Alface, tomate e cebola  | Alface, tomate e cebola  | Alface, tomate e cebola  | Alface, tomate e cebola  | Alface, tomate e cebola  | 
PRATO  | Lingüiça calabresa assada  | Panqueca de frango ou carne  | Bisteca de porco frita  | ||
GUARNIÇÃO  | -  | -  | -  | -  | -  | 
ACOMPANHAMENTO  | Arroz branco Feijão caseiro  | Arroz branco Feijão caseiro  | Arroz branco Feijão caseiro  | Arroz branco Feijão caseiro  | Arroz branco Feijão caseiro  | 
SUCO  | 
Tabela 1 – Resultados encontrados para valor energético, percentual de macronutrientes, gorduras totais e saturadas, teor de fibras e sódio e o NDPcal% da composição do cardápio dos pratos executivos. Maceió, AL, 2017
Nutriente  | Prato executivo 1  | Prato executivo 2  | Prato executivo 3  | Prato executivo 4  | Prato executivo 5  | 
Energia (kcal)  | |||||
Carboidratos (%)  | |||||
Proteínas (%)  | |||||
Gorduras totais (%)  | |||||
Gorduras saturadas (%)  | |||||
NDPcal%  | |||||
Fibras (g)  | |||||
Sódio (mg)  | 
Fonte: dados da pesquisa
...