TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cistos Odontogênicos

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 6

Cistos Odontogênicos

Existem cistos odontogênicos e cistos não odontogênicos, a diferença entre os dois é que a etiopatogenia de um cisto odontogênico tem origem num epitélio que forma o dente.

Então cistos odontogênicos são aqueles que têm em sua formação um epitélio odontogênico, e os não odontogênicos são os que não tem origem por um epitélio odontogênico.

Várias classificações tem sido propostas ao longo do tempo

Definições de cistos:

Melhor definição: “Cisto é uma cavidade patológica revestida por epitélio contendo material fluido ou semi-sólido no seu interior.”

OBS: Para concurso deve colocar q é uma cavidade patológica, pois no corpo humano existe uma cavidade q é natural, ela é revestida por epitélio e eventualmente ela contém material fluido no seu interior q é o seio maxilar. Então para efeito de concurso deve-se frisar q cisto é uma cavidade patológica.

Outras definições:

Uma cavidade patológica contendo material fluido ou gasoso (por causa do cisto ósseo traumático que tem uma cavidade vazia) a qual não é formado pelo acumulo de pus. Ele é freqüentemente, mas não sempre revestido por epitélio. Essa definição foi uma tentativa de agrupar cistos odontogênicos e não odontogênicos.

Definição do Neville:

Cistos odontogênicos: Com raras exceções no osso, cistos são limitados por epitélio e são observados somente nos maxilares, ainda que alguns cistos possam resultar da inclusão de epitélio. Muitos cistos maxilares são limitados por epitélio que originam o epitélio odontogênico.

Classificação:

Várias classificações foram feitas ao longo do tempo, umas agruparam os cistos com a finalidade de propor o seu entendimento e o seu tratamento, agrupavam segundo a origem epitelial, segundo a localização anatômica, etc.

As classificações atualmente aceitas são as classificações baseadas na etiopatogenia dos cistos, ou seja, nos conhecimentos de como os cistos se formam, como ele cresce, como ele recidiva, pelo comportamento clínico.

Então baseando-se na classificação da etiopatogenia esses cistos foram divididos em cistos do desenvolvimento e cistos inflamatórios

Cistos do desenvolvimento:

Quando eles se formam em algum momento do desenvolvimento do órgão dentário por isso q ele é chamado de cisto odontogênico do desenvolvimento.

Cistos Inflamatórios

São cistos que surgiram em virtude de um processo inflamatório.

Cistos Inflamatórios

1. C. Radicular

2. C. Residual

3. C. Paradentário

Cistos do desenvolvimento

1. C. Dentígero

2. C. Periodontal Lateral

3. C. de Erupção

4. C. Odontogênico calcificante

5. C. Ceratocisto Odontogênico

6. C. Odontológico Glandular

7. C. Gengival do Recém nascido

8. C. Gengival do Adulto

Cistos do desenvolvimento

1. Cisto dentígero:

É o cisto formado pelo acúmulo de liquido entre um dente incluso e o capuz pericoronário.

2. Cisto periodontal lateral do desenvolvimento:

É o cisto localizado lateralmente a raiz do dente, mas não existe um processo inflamatório associado a ele. Tem sua origem na lâmina dentária então se fizer um teste de vitalidade pulpar nos dentes vizinhos eles estarão vivos, sem sinais de inflamação e necrose pulpar

3. Cisto de erupção

É uma variação do cisto dentígero. Alguns chamam até de hematoma de erupção porque pode ficar roxo, é quando já está fora do osso e o dente ta na eminência de romper.

4. Cisto odontogênico calcificante

Que é o cisto de gorlin ele agora não é mais considerado como um cisto e sim como um tumor (neoplasia benigna) então por isso vai ser dado na próxima aula, na aula de tumores.

5. Ceratocisto:

Também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com