TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aranha Marrom (Loxosceles Intermedia)

Por:   •  10/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Aranha Marrom (Loxosceles Intermedia)

CARACTERÍSTICAS

As aranhas-marrons são invertebrados do filo Arthropoda, da classe Arachnida, pertencentes à ordem Araneae e à família Sicariidae. Elas são animais do gênero Loxosceles, mas que comumente são chamadas de aranhas marrons, no Brasil. São amarronzadas, variando o tom e algumas possuem um desenho no cefalotórax e podem medir até 4 cm (o corpo mede apenas um terço disso). É distribuída por quase todo planeta, tendo mais de 30 espécies só na América do Sul. É uma das aranhas que mais gera mortes no mundo e tem o veneno mais tóxico entre as aranhas brasileiras.

Podem ser encontradas em áreas livres, entre frestas de troncos, folhas secas, rochas, dentro de casa embaixo ou atrás de móveis, em galpões, etc. Normalmente, aranhas venenosas não fazem teia, mas a aranha marrom faz uma parecendo algodão, bem branquinha. São mais ativas durante a noite e principalmente no verão.

ALIMENTAÇÃO

Predam insetos, injetando seu veneno hemolítico nas presas. São importantes para manter um equilíbrio nas populações de insetos, que podem virar pragas, como os grilos e gafanhotos.

REPRODUÇÃO

Possuem dimorfismo sexual, uma vez que as fêmeas são maiores que os machos. A reprodução muda de espécie para espécie. Assim como os outros aracnídeos, as aranhas-marrom possuem reprodução dioica (com os sexos separados) e realizam fecundação interna. Ocorre a produção de ovos e os filhotes não sofrem metamorfose, nascendo com a aparência de um indivíduo adulto. Quando o macho atinge a maturidade, o pedipalpo se transforma no órgão copulador, também chamado de bulbo copulador. Esse bulbo é mais ou menos complexo, dependendo do grupo de aranhas, e é responsável pelo armazenamento do esperma e pela realização cópula. Os ovos são fertilizados no momento em que a fêmea realiza a postura. Para armazená-los, é construída uma bolsa, elaborada com fios de seda, chamada ooteca. A fêmea permanece junto a ooteca, até o momento da eclosão dos filhotes.

As Loxosceles saem em busca de alimento à noite, e é neste momento que podem se esconder em roupas, toalhas, roupas de cama e calçados.

Os acidentes acontecem quando a pessoa, ao se vestir, ou mesmo durante o sono, comprime a aranha contra a pele.

A picada nem sempre é percebida pela pessoa, por ser pouco dolorosa. A dor pode iniciar várias horas após.

As alterações locais mais comuns são: dor em queimação, vermelhidão, mancha roxa, inchaço, bolhas, coceira e enduração. Dias após, podem ocorrer outras alterações como necrose, dor de cabeça, mal-estar geral, náusea, dores pelo corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com