TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte De Viver

Pesquisas Acadêmicas: A Arte De Viver. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

controlavam a maior parte da economia brasileira. As exportações de café representavam a maior parte dos negócios brasileiros. A partir de 1894, com a eleição de Prudente de Morais inaugurava-se também o predomínio politico dos cafeicultores no governo federal. O poder do Estado estava nas mãos de aristocracia, liderada e comandada pelos Cafeicultores. Houve também a politica do café com leiteA organização politico administrativa daquele período estava diretamente vinculada a realidade do coronelismo. De vereador a Presidência da República as eleições passavam pela capacidade dos candidatos e seus partidos políticos de conseguir barganhar o apoio dos coronéis e seus currais eleitorais (PEREIRA, 2000).

Os dados mais relevantes dessa época foram a Politica dos Governadores e os barões do café controlavam a maior parte da economia brasileira. As exportações de café representavam a maior parte dos negócios brasileiros. A partir de 1894, com a eleição de Prudente de Morais inaugurava-se também o predomínio politico dos cafeicultores no governo federal. O poder do Estado estava nas mãos de aristocracia, liderada e comandada pelos Cafeicultores. Houve também a politica do café com leite, a revolta dos canudos e dos contestados, a revolta da vacina, a revolta da chibata.

Para Civita, (2008) a modernização conservadora no período de Getúlio Vargas teve a marca do compromisso entre as novas elite industriais e as velhas oligarquias agrarias.

Getúlio Vargas foi o personagem mais forte dessa época. Empenhou-se no fortalecimento do Estado, na industrialização da Constituição de um mercado nacional integrado e de manipulação dos corações e das mentes do povo pobre. Foi popularidade única brasileira.

Na constituição de 1891 os latifundiários tomaram o poder deixando para trás o Imperador. Os latifundiários antes, só podendo participar dos partidos políticos agora podem governar. Isso pode ser uma novidade, mas a economia continuou agroexportadora. As províncias ganharam autonomia e passaram a administrar seus próprios recursos.

O voto passou a ser universal masculino, para homens maiores de idade e alfabetizados, passou a ser aberto, favorecendo a manipulação, o voto de cabresto, voto bico de pena e falsificação de votos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com