TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Escrita Técnica

Por:   •  26/1/2017  •  Resenha  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  1.713 Visualizações

Página 1 de 6

A Arte da Escrita Técnica

Armando Vieira

    A escrita é uma tarefa mal amada e menosprezada, por muitos cientistas e engenheiros que preferem aplicar o seu tempo em outras atividades consideradas mais uteis. Mais escrever é o meio mais eficaz de organizar as ideias e de comunicar os outros. A escrita deve ser simples, objetiva e concisa; sem palavras as mais, expressões irrelevantes, apartes, divagações. Contudo não deve omitir detalhes importantes.

    Ao escrever pense em quem será o seu leitor. Para um leitor generalista evite termos técnicos e expressões matemáticas. Se esta escrevendo para uma revista, o mais importante são os métodos e os resultados detalhados. Se escrever para um jornal, deve ser capaz de despertar o interesse em pessoas sem conhecimentos científicos. Não tenha medo de escrever com suas próprias palavras. Escrever bem é uma arte que leva tempo a aperfeiçoar.

   Apresente sempre definições claras dos termos usados, dos símbolos que aparecem nas equações, bem como a precisão com que obteve os valores, ou então as fortes de onde foram transcritos. Esclareçam ainda quais são os pressupostos dos seus argumentos. Indique como e em que condições obteve os seus dados e explique as limitações de seu trabalho.

    Pense bem se tem algo importante para dizer: uma ideia, uma experiência bem sucedida, um relatório de atividades, uma opinião. Respeite os seguintes pontos: clareza, objetividade, completo, coerência, honestidade, ordem, rigor e versatilidade.

    Quanto à forma: use a voz ativa, escreva no presente, escreva pela positiva, use linguagem especifica, seja conservador, mantenha próximas palavras relacionadas, evite o uso de parêntesis e utilize frases curtas, mas não exagere. Quanto ao conteúdo: seja parcimonioso nas abreviaturas ou siglas, evite termos estrangeiros, defina e explique o significado de todos os símbolos usados, evite usar mais palavras que as necessárias, finalmente, lembre-se que o exagero é mais grave que a modéstia.

    Tente saber o máximo sobre os seus leitores, sobretudo se são especialistas ou um publico generalista. Ajuste também o nível de detalhe a incluir na exposição. Não deixe sem justificação afirmações que não sejam obvias, tendo o cuidado de definir cada termo ou conceito novo. Ajuste o leitor a estabelecer uma cadência lógica entre todas as frases, parágrafos e secções do seu texto.

    As primeiras frases são as mais importantes do texto, quer para orientar o leitor no resto da leitura, quer para lhe prender a atenção. Um truque é apresentar as conclusões logo no inicio. O primeiro e o ultimo paragrafo, são os que provavelmente serão lidos. Escolhas uma linguagem mais intensa, recorrendo à adjetivação ou expressões mais pronunciadas para apoiar os seus pontos fortes.

    Uma mensagem coerente apresentada num texto bem redigido pode tem um forte impacto nos leitores. Na linguagem oral pode-se enfatizar uma ideia através da repetição ou introduzindo mais palavras que as necessárias. Frases curtas e concisas elucidam o leitor enquanto que palavras desnecessárias apenas o confundem, distraem e aborrecem. Infelizmente o uso de palavras supérfluas, expressões pomposas e termos complicados é um habito muito enraizado na nossa portuguesa.

    As conclusões devem descrever o que obteve de significativo neste trabalho. Refira o que se conseguiu medir e que resultado se conseguiu ou não provar com base nas medições efetuadas. Se os resultados não são conclusivos ou contrariam o que era esperado diga-o explicitamente.

Análise de um Trabalho Científico: Um Exercício

Maria Romana Friedlander

Maria Tereza Arbués-Moreira

    A avaliação de um trabalho cientifica é conteúdo muito comum de cursos e seminários que tenham como finalidade o desenvolvimento do conhecimento sobre metodologia da pesquisa. É, também, assunto comumente encontrado em manuais, livros e tratados sobre metodologia cientifica. Quando um pesquisador se propõe a fazer uma análise tem como finalidade apresentar um parecer. Essa exposição dos resultados deve merecer um grande cuidado por parte daquele que avalia.

    Para ser avaliado o artigo, objeto da presente análise, foi lido uma vez, do inicio ao fim, para obtermos a visão do todo e compreendermos bem o seu conteúdo. Depois, foi novamente lido e relido varias vezes, frequentemente apenas uma das partes, conforme a necessidade sentida.

    A apresentação  desta análise será realizada em sequencia, respeitando a numeração dos itens proposta pelo roteiro usado. O tema de um trabalho cientifica deve ser importante para a profissão seja na área da assistência seja nas demais, pesquisa, formação ou administração. O titulo deve ser muito elucidativo, preciso e curto. O resumo tem a finalidade de auxiliar a busca bibliográfica porque, em poucas palavras, dá uma ideia do que trata o artigo e o interessado rapidamente seleciona o que lhe interessa.

    Quanto mais precisos forem os descritores, mais fácil será achado pelos interessados adequados. A introdução é a parte do trabalho onde se apresentam: as questões que se pretendem solucionar, as justificativas da pesquisa, a estruturas teóricas e a revisão da literatura e, finalmente, os objetivos do trabalho, as hipóteses e as variáveis que vão ser trabalhadas.

    A estrutura teórica e a revisão da literatura referem-se ao conhecimento já existente que, não só apoia e justifica o problema da pesquisa, como oferece esclarecimentos e conceitos. Toda a investigação tem objetivos ou propósitos, define aonde quer chegar para que o leitor saiba o que poderá encontrar ao final do trabalho. Como a introdução, a descrição metodológica é uma parte do relatório que se destaca das demais e que é constituída pelas informações sobre os procedimentos específicos usados para a realização daquela pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com