TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Epidemiologia

Por:   •  13/9/2022  •  Monografia  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Iris Dechiare Passos Ribeiro, 792579.

Epidemiologia

Epidemiologia é uma área da ciência que estuda os processos de saúde e doença que acomete os humanos, buscam fatores que contribuem e determinem essa doenças, de modo em que se propõem medidas de prevenção, controle, suporte e planejamento. Seu principal objetivo é entender sobre as doenças que acometem os humanos não ocorram por acaso, que ocorrem em locais geográficos que tendem a acontecer com uma maior intensidade, e que essas doenças além de que grupos populacionais apresentam casos mais graves, esses eventos possuem uma relação direta com as classes sociais.

Dentro dos estudos feitos na epidemiologia, as doenças parasitárias costumam ser chamadas de doenças tropicais, mas esse conceito é considerado errado. Isso  pois as doenças tropicais ocorrem em classes sociais desfavorecidas socialmente, o que acarreta em condições inadequadas de moradia, educação, alimentação, trabalho e condições sanitárias; essas doenças tropicais atingem cerca de 1 bilhão de pessoas inseridas na faixa tropical, onde há uma intensa circulação de pessoas.

Há diversos os problemas que as doenças tropicais podem causar à população, como a redução da taxa de escolarização, o desenvolvimento intelectual de crianças, a diminuição de pessoas no mercado de trabalho, sendo que tudo isso acarreta problemas nas condições econômicas. Devido a esses motivos, essas doenças vão muito além de saúde, elas ultrapassam as barreiras econômicas e sociais, dificultando o desenvolvimento humano e econômico.

 Ao analisar os países de clima frio, como a Inglaterra, que há anos atrás a ascaridíase, ancilostomíase e malária eram consideradas sérios problemas de saúde pública, foi pensado em uma forma de controlar a situações em que estavam vivendo, decidindo assim  implementar medidas educativas e sanitárias que realmente foram eficientes para o combate das doenças, diminuindo as taxas de infecção.

Já no Brasil, a Dengue, Malária, Doença de Chagas, entre outras doenças parasitárias, afetam quase que exclusivamente às pessoas que não possuem acesso às condições básicas de sobrevivência, residem em áreas que não possuem água tratada nem esgoto encanado, não conseguem acessar o Sistema Único de Saúde. Conclui-se então que as doenças parasitárias não são doenças tropicais e sim uma doença da pobreza, que acomete as pessoas esquecidas pelo sistema político e a sociedade como um todo.

Referências

GOMES, Elainne Christine de Souza. Conceitos e ferramentas da epidemiologia. UNA-SUS, UFPE, Recife, p. 1-85, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com