TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA “EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA”

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN

Enfermagem

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

“EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA”

Santo André

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN

Adriele Prates Pinto RA: 1299101512

Bianca Alves Barros Conceição RA: 8207952825

Cíntia Batista de Sá Catuzzo RA: 8098928975

Geslane Silvania Araújo RA: 8211186489

Rosilene Venâncio dos Santos RA: 8408163312

[pic 1]

Santo André

2015

Sumário

  1. Epidemiologia: conceitos, evolução e aplicação ___________________________  3
  2. Referência Bibliográfica ______________________________________________ 6

3

Epidemiologia: conceitos, evolução e aplicação.

Etimologicamente “epidemiologia” significa o estudo que afeta a população ( epi = sobre; demio = povo; logia = estudo).

“Epidemiologia é o estudo da frequência da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados a saúde em especificas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde.” (J. Last, 1995).

O objetivo da epidemiologia é reduzir os problemas da saúde na população. Na prática ela estuda principalmente a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos.

Chamamos de endemia uma doença localizada em apenas um espaço ou local, ela se manifesta apenas em uma determinada região, de causa local, é restrita a uma determinada área, não se espalhando para outras comunidades.

Epidemia é quando há uma doença infecciosa e transmissível que ocorre em uma determinada região ou comunidade e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões.

Pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por todo o mundo.

Acredita-se que epidemiologia tinha nascido om Hipócratis, devido aos seus estudos sobre as doenças epidêmicas e as variações geográficas das condições endêmicas, o que antecipou o raciocínio epidemiológico.

De acordo com Almeida Filho, a formação histórica da Epidemiologia tem três eixos com fundamento: o saber clínico naturalizado, racionalista e moderno; uma base metodológica, a Estatística; e um substrato político ideológico, a Medicina Social.

O termo, Estatística possui uma raiz política e originalmente, significa a medida do Estado, com o intuito de se referir ao conjunto dos atributos de uma nação.

No ano de 1850, jovens simpatizantes das idéias médico-sociais organizaram um encontro na Inglaterra. Entre esses jovens, devemos destacar a presença de Florence Nightingale, mais tarde celebrada como “mãe fundadora” da Enfermagem, e Jhon Snow (1813-1858), considerados por muitos como o pai da epidemiologia.

4

 Ambos tiveram sua contribuição para a “formação” da epidemiologia, Florence com seus estudo sobre a mortalidade porinfecção pós cirúrgica nos hospitais militares da Guerra da Criméia e a façanha de Snow em descobrir os meios de transmissão hídrica e o agente microbiano da cólera morbo.

Com o passar dos anos, houve um grande avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia. Muitos autores afirmavam que tais avanços teriam dispensados contextos importantes de ordem social e política da saúde. De fato, existiu maior prevalência de doenças infecto- contagiosas neste período e a descoberta dos microorganismos fortaleceu grandemente a medicina clínica. Desta forma o avanço do conhecimento epidemiológico voltava-se para os processos de transmissão ou controle de epidemias.

Em 1929, a crise econômica mundial precipitou uma profunda crise da medicina. O avanço da tecnologia e a tendência a especialização médica provocaram uma elevação nos custos. Nesse contexto de crise, a Epidemiologia buscava privilegiar o conceito do coletivo, desenvolvia seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com