TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Bioética

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

1) Segundo Julian Huxley, o ser humano pode alterar o seu corpo com tecnologia sem perder a sua essência, sem deixar de ser da sua espécie. O biólogo expõe que o transumanismo é justamente a busca pelo verdadeiro potencial e capacidade da espécie. Supostamente, os seres humanos estão limitados por esperanças e ideais que os aprisionam em seus problemas e necessitam, portanto, transcender para uma existência mais próxima da perfeição. Essa transcendência nada mais é do que viver as novas possibilidades da natureza humana, mas sem abandoná-la. Depreende-se dessa ideia que o grau da transformação não limita o processo. Na verdade, o fundamental é que a humanidade acredite de tal forma no transumanismo que ela estará plenamente consciente de seu destino, preservando assim a essência da espécie.

2) Deve-se seguir o preceito de proteção ao indivíduo, sabendo que o bem estar do ser humano é base para a estrutura ética das experimentações. É importante salientar que o autor predispõe que o indivíduo pode mudar, basta o seu querer, contudo, algo como escolher a cor dos olhos impacta bem menos a sociedade do que evitar o envelhecimento por exemplo. Se a base ética é o bem estar do ser humano, é fundamental levar em conta que a preservação do bem estar de um indivíduo se encerra no bem estar do outro, ou seja, não se deve incentivar alterações no corpo que venham a afetar outros seres humanos. Mencionar a supressão do envelhecimento se faz necessário para essa análise, afinal, causaria um grave problema de crescimento populacional descontrolado, o que pode provocar por exemplo crises de abastecimento.

 3) Num cenário distópico, onde as alterações nos corpos sejam uma norma de Estado e não mais uma livre escolha das pessoas, diversos problemas se fazem presentes, pois um serviço fornecido pelo governo não alcança a todos necessariamente, o que resulta na marginalização de muitas pessoas. A imposição implica também numa séria afronta às liberdades individuais, o que traz à tona dúvidas a respeito da integridade social do indivíduo que se recuse a transformar seu corpo, afinal, não se sabe qual será sua punição. Para isso, contra uma eventual autocracia do governante, a atuação do poder legislativo e judiciário se faz necessária, pois a bioética e o biodireito predispõem barreiras para que não haja novos moldes de desigualdade social e questionam padrões pré-existentes, construindo valores universais de dignidade humana, o que não vai frontalmente contra o plano de criar uma sociedade pautada em eugenia tecnológica, mas ao menos estabelece os devidos limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com