TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biodiversidade

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É BIODIVERSIDADE?

Biodiversidade é a variedade de vida e abrange a riqueza das espécies, dos genes, e dos ecossistemas que constituem o meio ambiente.

Inicialmente conhecido por Diversidade Biológica, ficou mais conhecido como biodiversidade, a partir da década de 80. Essa definição mais conhecida foi definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica, no Brasil, durante a Rio-92.

Atualmente, a biodiversidade é dividida em três níveis:

- Diversidade de espécies: Riqueza de espécies existentes. Engloba todos os organismos da Terra, dos mais simples aos mais complexos.

- Diversidade genética: É a diversidade de genes entre os indivíduos de uma espécie.

- Diversidade de ecossistemas: É a diversidade de ecossistemas nos quais as comunidades biológicas habitam e interagem.

Todos esses níveis são fundamentais para a sobrevivência das espécies, inclusive da espécie humana. Os ambientes mais ricos em quantidade de espécies no planeta são as florestas tropicais, os recifes de corais, os grandes lagos tropicais e as profundezas do mar.

QUANTAS ESPÉCIES EXISTEM NO MUNDO?

Não se sabe exatamente quantas espécies vegetais e animais existem no mundo, mas as estimativas dizem que varia entre 10 e 50 milhões, sendo que até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies.

Para os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade" pois aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.

A variedade de plantas e animais dispostos na Amazônia tem motivado grandes e importantes empresas a utilizar tais recursos, produzindo mercadorias com elevados valores.

Esse fator tem despertado o interesse de importantes países, muitas vezes as grandes florestas que abrigam grande biodiversidade estão sob o comando de países subdesenvolvidos que não conseguem administrar os seus recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com