TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Ed. Biodiversidade E Ecologia

Dissertações: Estudo Dirigido - Ed. Biodiversidade E Ecologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01Evitar a falta de água e de saneamento básico é um grande desafio que o mundo inteiro enfrenta. Existem analises que mostram que aproximadamente mais da metade dos brasileiros têm acesso à rede de água tratada, porem menos da metade destas pessoas tem acesso a rede de esgoto. Muito antes do que se imagina poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Apesar de muitas soluções sejam buscadas nos governos, no cotidiano todos podemos colaborar para que a água não falte, começando na educação nas escolas, conscientizando as crianças desde cedo a terem os cuidados necessários para que em um futuro próximo, a falta dela não aconteça, além disso, nos adultos tem que ter a consciência de que o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada um de nós.

Questão 02Segundo dados colhidos da internet existem bilhões de habitantes vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Para que este numero diminua, seriam necessários muitos bilhões R$ para que pelo menos, parte da população tivesse acesso a este bem tão necessário. Porem no ritmo que nossa política anda, seriam necessários muitos e muitos anos, ate que chegassem a casa de todos os brasileiros.Mas o saneamento não esta na prioridade dos políticos, pois é obra sem “visibilidade” (ou seja, não é uma obra que “aparece” para a população), porem os governantes são apenas representantes do povo, não podem colocar a frente do bem da população seus interesses particulares (não é bem assim que acontece). Como não podemos contar com os políticos, podemos iniciar fazendo nossa parte como cidadões conscientes que somos, fazendo o seguinte: não jogando lixos em rios, praias, lagos, etc. Não descartando óleo de fritura na rede de esgoto. Não utilizando agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas à fontes de água. Não lançando esgoto doméstico em córregos. Não jogando produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas. Com estas medidas básicas, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garantindo a preservação do meio ambiente.

Questão 03As doenças e desequilíbrios causados pela ausência de uma rede coletora de esgoto e pela falta de água tratada são uma das grandes responsáveis por internações no SUS e com isso sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes, em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarreia, hepatite e diversas outras, que matam milhões de pessoas por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com