TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biodiversidade

Por:   •  31/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 7

A Biodiversidade

A biodiversidade é diferentes vidas que temos em nosso planeta. “Bio” significa “vida” e diversidade significa “variedade”. Existe vários tipos de vida como planta, aves, mamíferos ........ E muito mais, e entre esses tipos de vida existe espécies diferentes. A Biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio das espécies em todo mundo.

Na “Convenção da Diversidade Biológica” apresentada na Eco92, biodiversidade é definida como “a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e ecossistemas” (Artigo 2).

A biodiversidade possui grandes níveis, como:

Diversidade genética – O indivíduo da mesma espécie não possui o mesmo gene, cada um possui uma combinação única, por isso por exemplo uns são mais altos e outros mais baixos, uns tem olhos claros, outros escuros, fazendo com que nosso planeta tenha uma grande variedade.

Diversidade orgânica – Onde a espécie é analisada pelos cientistas por sua história evolutiva comum, concluindo que cada espécie tem características únicas que não são compartilhadas pelos outros seres vivos.  Algumas estimativas dizem que existe entre 10 a 30 milhões de espécies na Terra.

Diversidade Ecológica- As populações das mesmas ou até de outras espécies, formam comunidades, e essas comunidades se interagem com o sistema formando ecossistema, que formam paisagens, assim formam os biomas (Desertos, florestas, oceanos). Por isso que quando um ecossistema é ameaçado, toda espécie é ameaçada.

 “Por que a biodiversidade é importante? Qual é o valor de um metro cúbico de água liberado pela Floresta Amazônica, por evaporação, que retorna em forma de chuva, mantendo o clima úmido da região? Qual é o valor dos nutrientes acumulados nos troncos e nas cascas de árvores centenárias? Quais seriam os prejuízos provocados pelos incêndios na Amazônia se estes não se apagassem nas margens das florestas? Quanto vale um quilo de carbono que deixa de ser liberado para a atmosfera por estar estocado em suas florestas? Estas perguntas estão relacionadas ao valor do que pode ser chamado "serviço ecológico" fornecido pela floresta Amazônica. A importância desses serviços fica clara quando se projeta um cenário de "Amazônia desmatada". Se a maior parte da vasta extensão de floresta existente hoje fosse removida, além do desaparecimento de número enorme de espécies, a atmosfera da Terra passaria a ter muito mais gás carbônico, agravando o efeito estufa e o consequente aquecimento global. Portanto, a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza por ser responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas. Além disso, a biodiversidade é fonte de imenso potencial econômico por ser a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras, florestais e também a base da indústria da biotecnologia, ou seja, da fabricação de remédios, cosméticos, enzimas industriais, hormônios, sementes agrícolas. Portanto, a biodiversidade possui, além do seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo.... Com tamanha importância, é preciso conhecer e evitar a perda da biodiversidade! ”

Breve história do surgimento da Biodiversidade

A ideia de biodiversidade surgiu com os estudos da Taxonomia e da biogeografia. É a segunda ciência que estuda a localização geográfica da ocorrência das espécies, e a primeira discrição e classificações de novas espécies, a taxonomia. Mas antes dela tinha estudiosos que eram chamados que eram chamados de “naturalistas”, o Aristóteles e Plinio eram um desses. No século 18, Lineu criou um sistema de classificação de espécies, formando a base do sistema atual. E a partir daí o estudo das espécies tomou ramo distintos das outras ciências trazendo a biodiversidade, foi em 1988 a “diversidade da vida “ ganhou mais importância.

Impactos sobre a biodiversidade

Os responsáveis pela degradação da biodiversidade é o ser humano, por conta do grande crescimento da população e distribuição desigual das riquezas. Nos últimos anos, o homem e sua intervenção no meio ambiente aumentou muito, gerando perdas nas biodiversidades. O bioma vem sendo ocupados em diferentes escalas e em alta velocidade, em áreas de vegetação, cerrado, caatinga e a mata atlântica. Através do desmatamento e das queimadas diversas espécies são extintas.

Os principais processos responsáveis pela perda de biodiversidade são:

•    perda e fragmentação dos habitats;
•    introdução de espécies e doenças exóticas;
•    exploração excessiva de espécies de plantas e animais;
•    uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento;
•    contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes; e
•    mudanças climáticas.

Animais em extinção

Tigre

Novos levantamentos indicam que existem menos de 3,2 mil tigres na natureza. Hoje, só restam apenas 7% do habitat natural destes animais. O extermínio dos tigres também está ligado à falta de informação. Em muitas partes da Ásia, os tigres são caçados porque partes do seu corpo são consideradas medicinais.

[pic 1]

Urso Polar

O urso polar se tornou o principal símbolo dos animais que perdem seu habitat natural devido ao aquecimento global. A elevação da temperatura no Ártico é uma das principais ameaças aos ursos, assim como os petroleiros e os derramamentos de óleo na região.

[pic 2]

Morsa

Os mais novos animais a entrarem para a lista dos ameaçados, as morsas também são diretamente afetadas pelo aquecimento global. Em setembro, 200 morsas foram encontradas mortas nas praias do Alasca. Com o derretimento das geleiras, os animais estão ficando sem comida.

[pic 3]

Pinguim de Magalhães

O aquecimento das correntes marítimas tem forçado os pinguins a nadarem cada vez mais longe para achar comida. Não à toa, eles têm aparecido nas praias brasileiras, muitas vezes magros demais ou muito doentes. Das 17 espécies de pinguins, 12 estão ameaçadas pelo aquecimento global.

[pic 4]

Tartaruga Gigante

Também conhecida tartaruga-de-couro, são um dos maiores répteis do planeta e chegam a pesar 700 quilos. Estimativas mostram que há apenas 2,3 mil fêmeas no Oceano Pacífico, seu habitat natural. O aumento das temperaturas, a pesca e a poluição têm ameaçado sua procriação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (632.6 Kb)   docx (507.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com