TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Molecular Prática

Por:   •  21/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE RECURSOS NATURAIS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS

Biologia Molecular Prática – EBP014.2

 

 

 

 

 

COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itajubá, 22 de Maio de 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ[pic 3][pic 4]

INSTITUTO DE RECURSOS NATURAIS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS

Biologia Molecular Prática – EBP014.2

 

 

 

 

COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS 

 

 

 

 

  

 

Itajubá, 22 de Maio de 2023.

  1. INTRODUÇÃO

Ácidos nucleicos são moléculas complexas encontradas no núcleo das células podendo ser dívida em duas unidades, os ácidos desoxirribonucleicos (DNA) e os ribonucleicos (RNA), que estão envolvidos na transmissão, armazenamento e processamentos das informações genéticas de uma célula. A partir desses processos as células são capazes de preservar e transferir informação genética para as seguintes gerações por meio da complementariedade das moléculas de DNA e RNA (OLIVEIRA et al., 2007).

Devido à complexidade organizacional entre os organismos o processo de extração de ácidos nucleicos pode se diferir de forma significante entre organismos eucariontes (que apresentam DNA dentro no núcleo) e procariontes (que apresentam DNA no citoplasma da célula), ainda dentro das células eucariontes existe a diferença entre células animais e vegetais dada pela presença de parede celular, plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma  nas células vegetais, fator que torna o processo de extração mais minucioso para estas.

  1. OBEJTIVOS

O presente relatório tem como objetivo apresentar e diferenciar os métodos de extração de ácidos nucleicos de células eucariontes (animal e vegetal) e procariontes, assim como demonstrar o motivo pelo qual cada protocolo se difere um do outro.

  1. METODOLOGIA

O processo de extração de ácidos nucleicos pode ser resumido em duas etapas, o processo de lise celular, que resulta na dissolução da parece celular pelo rompimento da membrana plasmática e a purificação do DNA, onde o DNA deve ser separado dos restos celulares e das proteínas, precipitado e suspenso em água mili-Q ou em um tampão de extração para futuras análises.

No presente experimento foram realizadas quatro extrações, duas para células animais com protocolos distintos, uma para células vegetal e uma para célula procarionte.

  1. Extração de ácidos nucleicos de abelhas

Esse processo se deu início pela maceração de uma abelha em nitrogênio líquido com o auxílio de um gral e pistilo de porcelana, a abelha foi macerada ate se formar uma espécie de pó e à ele foi adicionado um tampão de extração (TE) composto por 180ml de brometo de cetil trimetil amônio 2%, 40ml de EDTA 0,5 mol Ph 8, 180ml de NaCl 5 mol, 100ml de Tris-HCl 1 mol Ph 8 e 180ml de água mili-Q, essa solução foi então transferida para um microtubo de 2ml e incubada a 60ºC por 15 minutos, fazendo-se necessário a agitação dos tubos a cada intervalo de 5 minutos. Após o aquecimento foi adicionado uma medida de 1:1 de clorofórmio a solução e mantida em gelo por 10 minutos invertendo-os algumas vezes.

As soluções foram então centrifugados por 8 minutos a 10.000 rpm resultando em uma mistura não homogênea de duas fases, o sobrenadante foi então transferido para um novo microtubo, esse sobrenadante sofreu o mesmo processo de adição de clorofórmio 1:1, foi mantido em gelo por 10 minutos e novamente foi centrifugado a 10.000 rpm por 8 minutos resultando em uma segunda mistura não homogênea de duas fases, esse segundo sobrenadante foi transferido a um microtubo limpo e à ele foi adicionado isopropanol e reservado em freezer.

Após algum tempo esse microtubo foi centrifugado a 12.000 por 15 minutos e após a centrifugação foi notado um pellet no fundo do microtubo, a solução foi então descartada e o pellet foi lavado com etanol 70% e deixado para secar à temperatura ambiente, o pellet seco foi então ressuspendido em 100 microlitros de TE e reservado no freezer para análise futura.

  1. Extração de ácidos nucleicos de material preservado

Para essa extração foi implementado o protocolo patenteado do Kit DNeasy Blood & Tissue em uma larva.

Nesse procedimento nossa amostra de material preservado foi macerada em 180 microlitros do buffer ATL dentro de um tubo de ensaio com o auxílio de um bastão de vidro, após a maceração 200 microlitros do buffer AL foram adicionados e misturados e vórtex. A amostra foi incubada a 56ºC por 10 minutos e 200 microlitros de etanol absoluto foram adicionados, a mistura foi pipetada na coluna do kit em um microtubo de 2ml e centrifugada a 8.000 rpm por 1 minuto.

Após a centrifugação o tubo de fluxo e coleta foi descartado juntamente com a mistura que nele se encontrava e a coluna de centrifugação foi adicionada em um novo microtubo, ao novo microtubo foram adicionados 500 microlitros do Buffer AW1 e a mistura foi centrifugada a 8.000 rpm por 1 minuto, o microtubo foi descartado juntamente com a solução que nele se encontrava e a coluna de centrifugação foi posta em outro microtubo no qual 500 microlitros de Buffer AW2 foram adicionados e a mistura foi mais uma vez centrifugada a 14.000 por 3 minutos, o microtubo foi descartado e a coluna de centrifugação transferida para um microtubo de 1,5ml.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com