TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contaminação dos Solos e da Água

Por:   •  10/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

Contaminação dos solos e da água

Introdução:

Como todos sabemos, os ecossistemas estão sujeitos a perturbações naturais, resultantes da alteração das condições atmosféricas e da ocorrência das catástrofes naturais. No entanto, estas perturbações naturais têm afetado de forma mais intensa as populações humanas, devido ao aumento da ocupação de zonas de risco (leitos de cheia, zonas costeiras e de vertentes)

Deste modo os ecossistemas podem ser afetados pela:

Poluição: define-se como a introdução de substâncias ou energia no ambiente pelo homem, de uma forma direta ou indiretamente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos à saúde humana, aos seres vivos e aos ecossistemas.

 Contaminação: é um caso particular de poluição e corresponde à presença de compostos em elevadas concentrações, acima de valores característicos de uma dada área. Pode ser natural ou causada pelo Homem, e fornece sinais de alerta para a poluição.  

Contaminação do solo:

A poluição do solo ou contaminação do solo é a ocorrência de poluição deste acima de certos níveis, causando a deterioração ou perda de uma ou mais das funções do solo. Consiste na presença indevida de elementos químicos estranhos no solo, como os resíduos sólidos ou afluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudicam as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

  • Causa e tipos de contaminação dos solos:

A poluição do solo é causada principalmente por atividades humanas desordenadas, tais como:

- Contaminação industrial

As indústrias são, de longe, as piores poluidoras do solo. A contaminação acontece através dos produtos químicos liberados no meio ambiente, seja na forma líquida ou sólida.

-Desmatamento

O desmatamento das árvores permite que o solo fique exposto e pode resultar na erosão do solo. Isso deixa a terra estéril e incapaz de suportar nova vegetação.

-Uso excessivo de fertilizantes e pesticidas[pic 1]

O aumento da demanda por alimentos forçou os agricultores a usar fertilizantes e pesticidas que não liberam nada além de toxinas no solo, matando microrganismos úteis que são importantes no crescimento das plantas.

Fonte: A poluição do solo: uma realidade oculta (FAO, 2019)

-Poluição do lixo

O lixo que não pode ser reciclado é descartado de forma descuidada e isso não é apenas uma monstruosidade, mas polui a terra. Alguns desses resíduos podem levar milhares de anos para se decompor!

(Além disso, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) diferencia entre estes dois tipos de poluição edáfica:

  - Poluição pontual: é uma poluição que ocorre em áreas reduzidas e o foco é facilmente identificável como emissor de poluentes, como no caso de águas residuais, industriais, mistas ou de minas.

  - Poluição difusa: inclui territórios muito amplos e suas causas são diversas ou difíceis de identificar. Este tipo envolve a dispersão de poluentes através de sistemas ar-solo-água e tem um impacto importante na saúde humana e no meio ambiente.)

  • Consequências:

As substâncias tóxicas que se depositam na superfície terrestre prejudicam a nossa saúde e bem-estar, bem como a qualidade dos alimentos, da água e do ar. A seguir, detalhamos os efeitos mais relevantes:

Danos para a saúde:

Inúmeras mortes foram causadas devido à ingestão de alimentos que são cultivados em solos tóxicos, bem como o consumo de água de aquíferos contaminados em função de contaminações do solo.

Mudanças Climáticas:

O desmatamento causa uma mudança no ciclo da água e isso é um fator que contribui para o aquecimento global e a perda de ecossistemas.

Poluição da água e do ar:

        A deterioração da superfície terrestre repercute na qualidade da água e do ar, especialmente nos países em vias de desenvolvimento.

        

  • Curiosidades:

- A poluição do solo é uma ameaça global particularmente grave em regiões como a Europa, Eurásia, Ásia e norte da África. Este organismo internacional também afirma que a degradação intensa ou moderada já que afeta um terço do solo mundial, e sua recuperação é tão lenta que seriam necessários 1.000 anos para criar 1 centímetro de camada arável superficial.

- A degradação do solo e as mudanças climáticas obrigarão que emigrem entre 50 e 700 milhões de pessoas até o ano 2050.

- A degradação do solo liberou entre 3,6 e 4,4 bilhões de toneladas anuais de CO2 à atmosfera na primeira década do século XXI.

- A poluição do solo é uma das principais causas que poderiam desencadear a sexta extinção em massa da história — a população terrestre de vertebrados já diminuiu 38 % entre 1970 e 2012 —.

- Devido á desertificação, o número de habitantes das áreas mais áridas do planeta poderia significar 45 % da população mundial em 2050, enquanto as zonas húmidas do mundo perderam 87 % de sua área nos últimos três séculos.

- Estima-se que as perdas econômicas globais originadas da deterioração do solo cheguem a mais de 10 % do Produto Interno Bruto (PIB) mundial anual.

  • Soluções:

A degradação do solo é um problema complexo que exige medidas conjuntas por parte dos governos, instituições, comunidades e indivíduos. Estas são algumas das coisas que podemos fazer para melhorar sua saúde:

- Consumir alimentos sustentáveis, reciclar corretamente pilhas e baterias, fazer compostagem caseira ou doar medicamentos nos lugares existentes para este fim.

- Incentivar um modelo mais ecológico de indústria, agricultura e pecuária, entre outras atividades econômicas.

- Melhorar o planejamento urbano das cidades e do transporte, bem como o tratamento das águas residuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (554.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com