TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descoberta Da Vacina H1N1

Exames: A Descoberta Da Vacina H1N1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  1.425 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE BIOMEDICINA

A DESCOBERTA DA VACINA H1N1

GOIÂNIA

2013

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE BIOMEDICINA

A DESCOBERTA DA VACINA H1N1

Aluna: Núbia Gomes Vieira

Disciplina: IPT

Profª.:

GOIÂNIA

2013

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre a Descoberta da Vacina H1N1, descreveremos o que; o que significa, o que é esse vírus, quais os sintomas, diagnostico, a vacina, o tratamento e as recomendações sobre essa vacina.

De acordo com DR. Drauzio Varella “ A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente”.A influenza H1N1 é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. È de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada que, ao falar, tossir ou espirrar, contamina as superfícies, após contato das mãos com esse locais recém contaminados, uma pessoa saudável pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas.

Ela se dá pelo contato direto com os animais ou objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas, sem necessidade de tratamento medico. No entanto, a infecção pode levar crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais às formas clinicamente graves, à pneumonia e à morte.

Como Chegou esse vírus no Brasil - H1N1

No Brasil, a epidemia chegou no final de setembro de 1918, quando marinheiros que prestavam serviços militares em Dakar, na costa atlântica da África, desembarcaram doentes no porto de recife. Em pouco mais de duas semanas, surgiram casos de gripe em outras cidades do Nordeste, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que era então a capital do país. Tinha-se medo de sair à rua. Em São Paulo, especialmente, quem tinha condições deixou a cidade, refugiando no interior, onde a gripe não tinha aparecido. Diante do desconhecimento de medidas terapêuticas para evitar o contagio ou curar os doentes, as autoridades aconselhavam apenas que se evitasse as aglomerações.

Em 1998, foi identificado pela primeira vez em porcos norte-americanos um novo vírus H1N1, com genes resultantes de um triplo arranjo genético: cinco fragmentos de seus genes vinham da gripe suína norte-americana clássica, dois da gripe das aves e um da gripe humana. Entre 2005 e 2009, surgiram pelo menos 11 casos da gripe causada por esse vírus, quase todos as pessoas tiveram contato direto com porcos. Em abril de 2009, no final da estação da gripe sazonal do hemisfério norte, apareceram os primeiros casos da pandemia de H1N1. O agente é resultante de um rearranjo que envolveu seis genes do vírus suíno de 1998 (formado pelo triplo arranjo genético porcos, aves e humanos), e dois genes de um vírus suíno originado na Eurásia. È a quarta geração de descendentes do vírus que causou a gripe espanhola.

Dr. Esper Kallas, médico infectologista da USP cometa o seguinte:

” A “gripe suína” representa um novo desafio para a saúde pública. Pela primeira vez, após consolidado o conhecimento sobre a transmissão da gripe, vemos um novo vírus influenza originário de animais ser transmitido para os humanos. O sistema de saúde de vários países está sendo posto à prova pela atual capacidade de comunicação e transparência com que as pessoas estão sendo informadas. Devemos gerenciar a informação e a experiência adquiridas com estratégia e inteligência para não disseminar o pânico”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS)por meio do Programa Global de Influenza monitora a atividade da doença mundialmente. A atualização, baseada nos dados epidemiológicos e laboratoriais disponíveis, é realizada por meio de informes técnicos divulgados a cada duas semanas.

O Trajeto do vírus pelo organismo

O vírus da gripe suína, como todos os vírus de gripe, entra no corpo pelas vias aéreas superiores de onde se junta às células que infecta, aproveitando-se delas para se multiplicar. Há três tipos de vírus da gripe, os tipos A, B e C, com o vírus do tipo C causando apenas problemas respiratórios leves. Os vírus A e B podem possuir dois tipos de proteínas de superfície: a hemaglutinina e a neuraminidase, sob forma de espículas que ativam seu invólucro. De acordo com Sylvie van der werf “ Os vírus do Tipo A e B são constituídos de oito segmentos de Rna (acido ribonucléico, seu material genético) que se misturam, eles podem então sofrer mudanças maiores e mutar radicalmente.”

Fundamentação Teórica

A Gripe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com