TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fiologia Comparada

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

A sinalização celular faz parte de um complexo sistema de comunicação que governa e coordena as atividades e funções celulares. A habilidade que as células possuem em perceber e corretamente responder ao seu ambiente envolvente forma a base do desenvolvimento, da reparação de tecidos, da imunidade e de outras funções de homeostasia em tecidos. Ao se entenderem melhor os processos de sinalização celular, muitas doenças poderão ser tratadas de maneira mais eficaz.

A linha tradicional de investigação em biologia tem-se focado em estudar partes das vias de sinalização celular. O estudo de sistemas biológicos ajuda na compreensão da estrutura subjacente das redes de sinalização e em perceber como as mudanças nessas redes afetam a transmissão de informação.

A recepção sensorial começa em órgãos contendo células, chamadas células receptoras, que são especializadas em responder a tipos particulares de estímulos. Os neurônios que conduzem a informação da periferia para o sistema nervoso central são chamados neurônios aferentes. Células receptoras sensoriais são transmitidas através do sistema nervoso central a partes particulares do cérebro.

A percepção depende inteiramente do processamento neuronal do estimulo das células sensórias para produzir sensações reconhecíveis, inclui tipicamente a visão, a audição, o tato, a gustação e a olfação.

Os receptores são divididos em quimiorreceptores, os mecanorreceptores, os eletrorreceptores, os termorreceptores e os fotorreceptores. Os nomes dos receptores baseiam se nas formas de energia a que eles são mais sensíveis: química, mecânica, elétrica, térmica e luminosa.

Receptores dos Anfíbios

     Os Anfíbios foram os primeiros vertebrados terrestres, eles são exatamente a representação da transição evolutiva entre as adaptações do meio aquático e terrestre, pode-se dizer que as formas de vidas atuais e todas as classes são devido as mudanças dos anfíbios e  sua historia evolutiva .Os seus  órgãos sensoriais se aprimoram muito mais e o conjunto de ossos que cobriam as brânquias dos peixes reduz-se e um de seus elementos, se transformado.

    Nos anfíbios os sistemas receptores são divididos em externos que servem para captar estímulos externos como o cheiro e a visão ou internos que são os próprio receptores.

    Ele tem a presença de lado que são das características de animais aquáticos e são ausentes em animais vertebrados terrestres, normalmente presentes em larvas e adultos organismos aquáticos. Existem vários receptores na pele dos anfíbios mais especificamente localizados na cabeça e no tronco que dão as habilidade de  perceber a alteração das correntes da água e assim ajudando os para a sua alimentação ou seja podem pegar sua comida antes da defesa dos predadores.

   O sentido da visão é bem desenvolvido nos anfíbios, os olhos são bem parecidos com os dos peixes não só anatomicamente mais também funcionalmente, tendo pálpebras e nictintas como as rãs , também sendo encontrados na retina cones e bastonetes assim como nos humanos , sendo os cones para ajudar na visão da luz do dia e hastes para condições de pouca luz,   os cones não percebendo as  cores . Existem quatro tipos de células sensíveis sendo eles, bastões de vermelho, verde, bastões e cones duplos, individuais e cones. O bastão vermelho tem rodopsina e o seu funcionamento é parecido aos da barras da retina dos vertebrados superiores a esses, varas verdes  tem um pigmento amarelo e são únicos entre os vertebrados , tem sensibilidade a cor e são capazes de distinguir as cores com a luz verde mais não quando a luz é muita intensa . Portanto animais cegos matem alguma resposta a estímulos luminosos.

  O ouvido consiste na cavidade timpânica, sendo que o limite é o tímpano, essa cavidade tem uma serie de ossos que se comunica com  o ouvido interno onde é encontrado o labirinto e os três canais semicirculares. Os ouvidos dos peixes são embutidos nos ossos do crânio, um em cada lado da cabeça. São constituídos por um sáculo, um utrículo e três canais semicirculares. Por causa de sua localização são denominados ouvidos internos.

   O olfato é bem desenvolvido importante para a localização da comida. O paladar é na língua e palato distinta por diferentes sabores tendo diferentes paladares.

Receptores dos Répteis

   Os Répteis surgiram a partir dos anfíbios sendo seus ancestrais, o que deferência as duas classes, é a pele que era rija e escamosa e que estava sempre  protegendo  do sol e do desgaste também se  reproduziam-se através de um ovo amniótico. Estas características permitiram que os répteis se afastassem das margens dos corpos de água a que os anfíbios estavam restritos, colonizando extensivamente o meio terrestre. Os órgãos dos sentidos dos répteis são muito mais desenvolvidos que os anfíbios, e alguns apresentam sentidos únicos de sua classe e do reino animal. 

   Nos répteis o sistema receptor é diferente dos anfíbios é mais evoluído  assim como os hemisférios cerebrais são maiores que os dos anfíbios e totalmente separados,esse aumento se da por um melhor sistema olfativo  e a localização desses receptores tem relação com a sensação que captam , a sua  temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.

 

    A visão dos répteis é o sentido dominante na maioria dos répteis, os
 olhos são grandes e apresentam geralmente (lagartos, crocodilos e tartarugas) pálpebras superior, inferior e membrana nictitante, exceto nas cobras onde são cobertos por uma cutícula transparente que é mudada após um tempo com a troca de pele. Muitas vezes apenas têm percepção do movimento, como em algumas cobras ou lagartos escavadores, mas geralmente a visão é muito apurada.

    Sua audição é um pouco ruim, pois os ouvidos são geralmente pouco desenvolvidos e, em muitas espécies nem apresentam abertura externa do canal auditivo. Neste caso os sons são transmitidos por vibrações dos ossos do maxilar e do crânio.

   Seu sentido olfativo é mais desenvolvido é bem mais desenvolvido também, possuem o órgão de Jacobson, localizado na zona anterior do palato e em comunicação com a cavidade bucal por ductos, onde são detectadas as informações químicas dos ambientes, tuataras usam esse órgão para sentir o gosto do alimento presente na boca. A língua bífida das cobras e lagartos é um órgão olfativo acessório. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (285.5 Kb)   docx (672.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com