TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisioterapia E A Geriatria

Trabalho Universitário: A Fisioterapia E A Geriatria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 9

O segmento que cresce mais rápido é o de pessoas acima de 75 anos. A previsão para os próximos 20 anos é um aumento de idoso atingindo 18% do total da população,com grande impacto econômico social.

No Brasil 5,85% da população é maior de 65 anos.O pais ocupará o 6º lugar no mundo quanto ao contingente de idosos,alcançando 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais,em 2025.

Com decorrência do crescimento da população idosa, as doenças do aparelho cardiocirculatório continuarão a liderar as estatísticas de letalidade,seguidas pelos cânceres e doenças crônicas do aparelho respiratório e osteoarticular.

Alia-se a estas mudanças o aumento do tabagismo,diminuição de atividades físicas diárias e aumento do stress.Obrigando a readequar os programas de saúde pública com prioridades para as medidas assistenciais e preventivas para as doenças não transmissíveis,e programas sociais com forte ação na socialização do idoso e seu retorno a vida ativa no mercado de trabalho.

Para cuidarmos dos idosos necessitamos de profissionalizar jovens prevendo para as próximas décadas o seu ingresso no futuro contingente de idosos.

Fisioterapia Gerontológica é a área da fisioterapia especializada no atendimento da pessoa idosa, podendo atuar na prevenção e reabilitação, com o objetivo de promover a independência funcional do idoso para as tarefas básicas de vida diária, no intuito de minimizar as conseqüências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, contribuindo assim na melhora da qualidade de vida.

A fisioterapia tem papel fundamental no atendimento ao idoso

Essa realidade revela a necessidade de uma atuação multiprofissional,em que,por meio da visão especifica de cada um,preste-se um atendimento adequado ao paciente geriátrico.

“O paciente idoso pode apresentar patologias associadas a problemas funcionais e psicossociais,” alerta Cristina Yumi Abe,fisioterapeuta do Hospital Samaritano.A fisioterapia tem papel fundamental nesse atendimento multidisciplinar,atuando na prevenção,no tratamento,na reabilitação ou na adaptação da funcionalidade do individuo,contribuindo para sua autonomia e qualidade de vida.

A avaliação fisioterápica analisa toas as funções alteradas: muscular e articular,respiratória,postural,equilíbrio e coordenação,marcha e atividades que o paciente realiza na vida diária.Os recursos são selecionados e adequados ás características próprias do organismo avaliado.

A cinesioterapia (terapia pelo movimento) ,na qual o fisioterapeuta é um especialista,mostra-se como um dos recursos mais importantes na prevenção e no tratamento da imobilidade postural,diminuindo,conseqüentemente,a vulnerabilidade a quedas,por exemplo,que representam uma das maiores causas de hospitalização para essa população.

A utilização da cinesioterapia tem demonstrado que o movimento exerce grande influência sobre o organismo do idoso.È uma possibilidade de prevenir ou postergar doenças e incapacidades funcionais e um importante recurso de tratamento para a recuperação,a manutenção ou a adaptação ás patologias já existentes.

O movimento é um fator de autoconhecimento e pode contribuir para melhorar a auto-estima e aumentar a capacidade de auto-cuidado.Dessa forma,possibilita a descoberta de novas perspectivas e amplia a participação social do idoso.

Após a programação do tratamento, o fisioterapeuta precisa ainda estar atento a outros aspectos que envolvem a melhora global do paciente,como por exemplo,estimular o uso da memória,nomeando os exercícios para depois solicitá-los ao paciente pelo nome.Orientações quanto ao tempo e ao espaço também devem ser sempre fornecidas.

“O fisioterapeuta deve explorar música,jogos e toda a criatividade,excelentes recursos que estimulam a concentração,os movimentos e os reflexos.”,diz Cristina.È preciso que o responsável pelos cuidados com o paciente seja orientado sobre a necessidade de exercícios diários,e em casos mais avançados,sobre a importância do posicionamento do idoso no leito,da troca de decúbito e da prevenção contra problemas respiratórios.

Técnicas Utilizadas na Fisioterapia Geriátrica

O envelhecimento é um fenômeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano na plenitude de sua existência, modificando sua relação com o tempo, com o mundo e com sua própria história.

O relacionamento do idoso com o mundo se caracteriza pelas dificuldades adaptativas, tanto emocionais quanto fisiológicas. No relacionamento com sua história o idoso pode atribuir novos significados a fatos antigos através da experiência de vida adquirida. Nesse processo, nosso grande objetivo é oferecer qualidade de vida com muita segurança e carinho. É isso que nós fisioterapeutas temos como obrigação, além de pesquisas para melhor compreendimento de determinadas patologias que são apresentadas na terceira idade.

A Fisioterapia, pode auxiliar o tratamento e a prevenção de doenças atuando junto ao idoso e proporciona uma melhor qualidade de vida a este, promovendo uma melhor postura, uma marcha equilibrada, uma melhora da auto-estima, evitando a depressão e o sentimento de incapacidade.

Dentre muitas técnicas as mais utilizadas na geriatria são:

Hidroterapia - Terapia feita dentro da água pelo baixo impacto que causa aos idosos é a preferida pelos fisioterapeutas. Utiliza exercícios para articulações e músculos.

Mecanoterapia - Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecer a musculatura.

Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objetivo trabalhar articulações e musculatura.

HIDROTERAPIA

A unidade da água está principalmente no seu empuxo, que alivia o estresse sob as articulações sustentadoras de peso e permite que se realize movimento sem forças gravitacionais reduzidas; desta forma as atividades que não sustentam peso podem ser iniciadas na água antes de serem possíveis no solo.

Os efeitos terapêuticos da Hidroterapia estão relacionados a:

° Alívio de dor e espasmos musculares;

° Manutenção ou aumento de amplitude de movimento das articulações;

° Fortalecimento muscular e treino de resistência (endurance);

° Reeducação dos músculos paralisados (espásticos);

°

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com