TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Água

Por:   •  8/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da água

A água é extremamente fundamental para o planeta, pois nela surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas formas de vida, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderem desenvolver mecanismos fisiológicos os quais permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. Podemos dizer que a evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.

A água é fundamental para a manutenção de toda a vida e de todos os ciclos naturais.

Desde o surgimento da vida no planeta terra, acontecem modificações de maneira constante na biosfera. Tanto as modificações naturais como aquelas induzidas pelo homem vêm influenciando na formação e na utilização da água no globo terrestre. Modificações naturais como as variações de temperatura e pressão promovem acúmulos de agua na superfície da terra. Estas águas formadas são encontradas no estado líquido (hidrosfera), no estado sólido (criosfera) e no estado gasoso (atmosfera).

Toda água existente no planeta está em constante movimento. Os processos de transporte de massa têm lugar na atmosfera, em terra e nos oceanos. O conjunto desses processos é denominado de ciclo hidrológico e a energia necessária para o seu devido funcionamento é de origem solar.

A atuação da radiação solar promove o que chamamos de evaporação (das águas), principalmente, dos oceanos, mares, lagos e rios formando as nuvens de vapor de água, as quais se movem sobre áreas terrestres. A precipitação desta água contida nas nuvens ocorre sobre a terra como chuva, neve, granizo.

Parte dessa água vinda da precipitação infiltra-se no solo e por percolação atinge a zona saturada do solo abaixo do nível do lençol freático. A água nessa zona flui lentamente através de aquíferos para os canais dos rios ou, algumas vezes, ela vai diretamente para o mar. A água infiltrada também alimenta a vida das plantas superficiais, sendo então absorvida pelas raízes das plantas e depois assimilada e transpirada a partir da superfície das folhas.

A água que não infiltra, escorre sobre a superfície em direção às áreas mais baixas, indo alimentar diretamente os rios, mares, oceanos, lagos e riachos. E ainda tem uma parcela na superfície do solo se evapora parcialmente, transformando-se em vapor d’ água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com