TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LISTA DE EXERCÍCIOS – CONTROLE MICROBIANO

Por:   •  6/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA

LISTA DE EXERCÍCIOS – CONTROLE MICROBIANO

Nome:

  1. Defina os termos  microbicida, microbiostático, esterilização , desinfecção  e anti-sepsia.

A microbiocida é a eliminação parcial ou eliminação total, sendo a perda irreversível da capacidade de reprodução, essa ação microbiocida é morte rápida do microrganismo. É um tratamento que matam os microrganismos através da esterilização e antissepsia. A esterilização destrói toda a vida microbiana e a antissepsia mata os microrganismos em tecido vivo.

A microbiostática é a inibição do crescimento o bloqueio da multiplicação, os microrganismos vivos não multiplica sendo uma morte lenta, são aqueles que só inibem o crescimento microbiano. Parecem mortas, mas quando o tratamento através da desinfecção e descontaminação foi interrompido, elas tornam a crescer. Desinfecção ou sanitização reduz o número de patógenos a um nível em que não sejam mais um risco de doença, em matéria inanimada e a descontaminação torna segura uma superfície que foi fortemente exposta aos microrganismos. Sendo a esterilizar um instrumento também desinfeta e descontamina.

  1. Qual é o me canismo de ação do calor úmido? Dê um exemplo de agente que emprega o calor úmido.  

O mecanismo de ação que está ligado com tempo, temperatura, umidade, ocorrendo a desnaturação de ácidos nucléicos e proteínas, fluidificação de lipídeos da membrana por meio da esterilização e água em ebulição. O tempo, temperatura, umidade e pressão é o agente mais seguro e eficiente para fins de esterilização, a da pasteurização que é aplicada na desinfecção e nos alimentos.  

O cal o r  úmi d o ma ta  os  micro -o rga ni smos  p ri n cipalme n te  pel a  coa gula çã o p ro tei ca  ( desnatu ra çã o) , q ue e   causada  pel a  ru p tu ra  de  l iga ções

de  hid ro gênio  que ma n tém  a s p ro te ínas  e m s ua  es tru tu ra   tridi mensi onal . A  a u to cla ve  e  o  mé todo  p re fe ri d o  de s ani ti za çã o .

 

  1. Você precisa esterilizar um material pelo calor úmido. Qual método você utilizaria: autoclavação, fervura ou pasteurização? Por quê?  

A autoclavagem é utilizada na esterilização de material usado na preparação do meio de cultura e esterilização em geral. O vapor de água sob pressão e uma temperatura superior a 100ºC destroem os microrganismos e seus esporos, quando produzidos, em um curto espaço de tempo.  Sendo o mecanismo mais eficaz que ocorre a desnaturação da proteína. Desde que o material submetido suporte altas temperaturas, já que o material é limpo e embalado de maneira que não tenha contato com o ambiente e microrganismos após a esterilização proporcionando temperaturas mais elevadas que as obtidas por ebulição meios de cultura, roupas, instrumentos, material contaminado, equipamentos.

  1. Qual é o me canismo de ação do calor seco? Dê u m exemplo de agente que emprega o calor seco.  

É um mecanismo de ação envolve Tempo, Temperatura, Oxidação de componentes dos microrganismos por meio da flambagem, estufas, fornos e incineração. A flambagem é utilizada para isolamento de culturas pela técnica de espalhamento, e na confecção de esfregaço para coloração e visualização de microrganismos, como na coloração de Gram.

O ca l o r s e co ma ta  p o r efei tos  de  o xida çã o .  Um  d os  mai s s imples  mé tod os  de  es te ri liza çã o  co m cal o r se co  e  a  cha ma  di re ta .

  1. A filtração pode ser considerada um método de esterilização?  Explique:

Na filtração as células microbianas podem ser removidas de líquidos ou gases por filtração, é mais demorada e cara, já que um novo filtro deve ser usado a cada vez, comparada a autoclave, então apenas líquidos e soluções sensíveis ao calor são filtrados e não remove a maioria dos vírus. Soluções de vitaminas, antibióticos e outros compostos sensíveis ao calor são normalmente filtrados antes de serem adicionados a um meio. Por tanto é um método que não esteriliza.

  1. Explique o mecanismo de ação das radiações ultravioleta:

        A luz UV danifica o DNA das células expostas. Inibem a replicação correta do DNA durante a reprodução celular. Os tipos de radiação que matam bactérias diretamente são todos de comprimento de onda menores do que a luz visível, a LUZ UV mata microrganismos somente em superfícies, não penetrando nem mesmo em vidro.  Apresentam um comprimento de onda menor que 280 nm, sendo, portanto, a radiação que menos se aproxima da luz visível. São muito nocivos à biosfera, porém, não acometem a Terra porque são completamente absorvidos pela camada de ozônio. Através de fontes artificiais, a radiação UVC é aplicada na esterilização de materiais cirúrgicos e em processos de tratamento de água, graças à sua propriedade bactericida.

 

  1. A solução de hipoclorito de sódio a 1 % é esterilizante ou desinfetante?

        É desinfetante com amplo espectro de ação, sendo bactericida, fungicida e microbactericida, não deixa resíduos e tem ação rápida e baixo custo. É usado em superfícies, artigosnão-metálicos, materiais de terapia respiratória, tonômetros e em lactários. Desinfecção se faz por imersão de 15 a 30 minutos dependendo do tipo de material e onde está situado. Apresenta ação corrosiva sobre metais e inatividade em presença de matéria orgânica.

  1. Explique o mecanismo de ação dos agentes químicos álcool 70% e halogênios (iodo e  cloro):

A concentração ideal é de 70% que age rapidamente sobre bactérias vegetativas inclusive microbactérias, vírus e fungos, mas não é esporicida. Por isso não se recomenda para esterilização, apenas para desinfecção de superfícies e antissepsia de pele. Atua por meio do rompimento de membranas, com rápida desnaturação de proteínas e consequente lise celular. A ação antimicrobiana aumenta em presença de água, por isso concentrações acima de 90% não são tão eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com