TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Do Crescimento Microbiano

Ensaios: Controle Do Crescimento Microbiano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO.

A ciência para o controle do crescimento microbiano teve início a cerca de 100 anos, quando Pasteur levou os pesquisadores a acreditarem que os micróbios seriam uma possível causa das doenças.

A prevenção e o controle de enfermidades infecciosas podem ser eficientemente realizados mediante aplicação de agentes químicos ou físicos sobre os microorganismos antes que estes entrem em contato com os hospedeiros, ou antes que atravessem a barreira cutânea. A natureza do agente a ser utilizado (físico ou químico), seu tipo específico (grupo a que pertence) e sua intensidade de aplicação têm de ser apropriados para a natureza do material que se vai submeter ao tratamento, bem como devem ser condizentes com o grau de eliminação dos microorganismos que se almeja alcançar. Assim sendo, pode-se planejar desde uma inativação seletiva, até uma destruição completa de todos os micróbios presentes no local. Sendo assim faz-se necessário conceituar alguns vocábulos essenciais e fazer considerações básicas sobre os mesmos.

a) Esterilização: é a destruição ou remoção dos microorganismos patogênicos e não patogênicos (todas as formas de vida) de um objeto ou material. Este processo pode ser executado mediante emprego de métodos químicos ou físicos. O aquecimento é o método mais comumente utilizado para matar os microorganismos, incluindo as formas mais resistentes, como os endosporos. É um processo absoluto, não havendo graus de esterilização. Ex: instrumental cirúrgico para a realização do procedimento operatório.

b) Desinfecção: é o emprego de métodos químicos ou físicos com vistas a destruir ou inibir microorganismos patogênicos em objetos inanimados (superfícies) ou em ambiente. Ex: salas cirúrgicas e baias.

c) Antissepsia: é a manobra que promove a destruição ou inativação dos microorganismos (desinfecção química) da pele, mucosas e outros tecidos vivos animais ou humanos. Ex: antissepsia das mãos do cirurgião. O produto químico utilizado para a antissepsia é denominado antisséptico.

.

Os nomes dos tratamentos que causam a morte direta dos micróbios possuem o sufixo –cida que significam morte .

• Germicida: mata todos os microrganismos;

• Fungicida: mata os fungos;

• Bactericida: mata as bactérias;

• Viricida: inativa os vírus.

E assim por diante..

Outros tratamentos inibem o crescimento e multiplicação dos microrganismos,

seu nome tem o sufixo –stático ou –stase que significa parar.

• Bacteriostático –inibe o desenvolvimento bacteriano, porém uma vez que o agente é removido, o crescimento pode ser retomado

Procedimento

1. Pegou-se a placa de ágar nutriente e com uma caneta de retro projetor dividiu-se a parte externa no fundo em 8 setores, marcando T=0, T=5’, T=10’, T=15’, T=20’, T=25’, T=30’, T=35’ (ver figura abaixo).

2. Identificou-se a cultura bacteriana na tampa da placa.

3. Abriu-se a placa próximo à chama do bico de Bunsen e repicou-se a bactéria do T=0.

4. Colocou-se os dois tubos contendo as bactérias no Banho Maria por 5’.

5. Retrou-se o tubo e fazer o repique próximo à chama do bico de Bunsen na marcação T=5’.

6. Colocou-se novamente os tubos contendo as bactérias no Banho Maria por mais 5’.

7. Retirou-se o tubo e fez o repique próximo à chama do bico de Bunsen no espaço T=10’.

8. Repetiu-se este procedimento até o T=35’.

9. Incubou-se as placas por 24 horas a 37°C

Escherichia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com