TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Meninges e Liquor

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Meninges e liquor

  1. Onde as meninges se localizam no corpo humano?

O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninge.

2-Quais os nomes das meninges?

Dura-máter, aracnoide e pia-máter.

3-Qual a importância das trabéculas aracnóideas?

A aracnoide separa-se da pia-máter pelo espaço subaracnoideo que contem liquor, havendo grande comunicação entre os espaços subaracnoideos do encéfalo e da medula. Considera-se também como pertencendo à aracnoide, as delicadas trabéculas que atravessam o espaço para ligar à pia-máter, e que são denominados de trabéculas aracnoides. Estas trabéculas lembram, um aspecto de teias de aranha donde vem o nome aracnoide.

4-O que são seios da dura-mater?

Os seios venosos durais (também chamados de seios durais, seios cerebrais ou seios cranianos) são canais venosos encontrados entre as camadas de dura-máter no cérebro.

5-O que é liquor? Onde ele é produzido? Qual a sua principal função?

O líquido cefalorraquidiano (LCR) contém basicamente água com proteína, açúcar (glicose), glóbulos brancos e hormônios, é um fluido corporal estéril e de aparência clara que ocupa o espaço subaracnóideo no cérebro. Este líquido é produzido pelo plexo coroide, que está localizado nos ventrículos. A função primordial é proteção e amortece o sistema nervoso central.

6-O que é hematoma subdural?

O Hematoma subdural ou hemorragia subdural é a acumulação de sangue nos espaços meningeos. Na sequência de um traumatismo craniano com lesão das pequenas veias que atravessam o espaço subdural, a hemorragia tem lugar entre a aracnóide que envolve o cérebro e a dura-mater que está em contato com o crânio.

7-O que caracteriza a hidrocefalia?

Hidrocefalia é, de forma genérica, a acumulação de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral, havendo o aumento e inchaço do crânio.

8-Onde ocorre a anestesia “raqui” ?

Ela é aplicada no espaço onde circula o líquido cefalorraquidiano, pelo qual ocorre transporte de substâncias. Atinge a coluna lombar de forma profunda.

9- O que são ventriculos? Qual sua função?

Nas transformações sofridas pelas vesículas primordiais, a luz do tubo neural primitivo permanece e apresenta dilatada em algumas das subdivisões das vesículas, denominando os ventrículos. Estes são estruturas que apresentam comunicação entre si.  

Os ventrículos laterais (direito e esquerdo) originam da luz do telencéfalo. O III (terceiro) ventrículo origina da luz do diencéfalo. Os ventrículos laterais comunicam com o III através do forame interventricular. O aqueduto cerebral origina da luz estreitada do mesencéfalo, o qual comunica o III com IV ventrículo. O IV (quarto) ventrículo origina da luz do rombencéfalo. Este é continuado pelo canal central da medula e se comunica com o espaço subaracnoide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com