TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microbiologia

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

A família Enterobacteriaceae apresenta uma grande importância médica e é o maior grupo de bacilos Gram-negativos, vários membros dessa família fazem parte da microbiota normal de bactérias que colonizam o corpo humano. Apesar da família da Enterobacteriaceae ser extremamente numerosa, são poucas espécies que causam patologias em seres humanos. Os membros dessa família pode ser fermentadores; Escherichia, Klebsiella, Enterobacter, Citrobacter e Serratia, e não fermentadores; Proteus, Salmonella, Shigella, Yersinia. A classificação desse gênero é feita a partir de propriedades bioquímicas, estruturas antigênicas, DNA-DNA e sequenciamento de RNAr 16S. Pode-se pontuar também a classificação epidemiológica das Enterobacteriaceae, que se baseia em três grupos principais de antígenos: o somático, o antígeno capsular e as proteínas flagelares.

Essas bactérias, pertencentes a família Enterobacteriaceae, são encontradas em todo mundo no solo, na água e na vegetação, ou seja, são ubiquitários. Além disso esses microrganismos fazem parte da microbiota intestinal normal da maioria dos animais, incluindo o ser humano. As enterobactérias são responsáveis por causar uma variedade de doenças humanas, são atribuídas a essas bactérias 70 % das infecções do trato urinários e várias infecções intestinais.

A família dessas bactérias causa uma variedade de doenças em humanos, incluindo um terço de todas as bacteremias, mais de 70% das infecções do trato urinário (ITU) e muitas infecções intestinais. Os microrganismos dessa família que estão associados com as patologias humanas são: Salmonella sorotipo Typhi, espécies de Shigella e Yersinia pestis. Enquanto a Escherichia coli, Kleb sieçça pneumoniae e Proteus mirabilis são bactérias comensais, ou seja, fazem parte da microbiota normal. Mas possuem um potencial de causar infecções oportunistas quando deslocadas de seu local para outro.

É importante ressaltar, também, a fisiologia e estrutura da família Enterobacteriaceae. São bacilos Gram-negativos que compartilham um comum, são móveis que possuem flagelos peritríquios que são distribuídos pela célula de forma uniforme ou imóveis, e não se esporulam. Os membros dessa família podem crescer de forma aeróbia e anaeróbia (anaeróbios facultativos) e em uma variedade de meios seletivo, como ágar MacConkey, e não seletivos como por exemplo o águar-sangue. Além disso, as enterobactérias têm necessidades nutricionais simples, fermentam glicose, reduzem o nitrato, são catalase-positiva e oxidase negativas.

Ademais, a família Enterobacteriaceae apresentam vários fatores de virulências, são eles: endotoxina responsável por muitas manifestações sistêmicas; cápsula tem o importante papel de proteger a bactéria; variação de fase antigênica a bactéria possui antígeno somático e cada um desse antígenos pode ser expresso de forma alternada ou não (variação de fase) é uma característica que protege a bactéria de morte mediada por anticorpo; sistema secretório tipo III; sequestro de fatores de crescimento; resistência aos efeitos bactericidas do soro e resistência a antimicrobianos.

Não são todos os membros da família Enterobacteriaceae que causam patologias nos seres humanos. Os membros mais conhecidos e importantes causadores de doenças humanas são; a Escherichia coli, Salmonella, Shigella e Yersinia. A Escherichia por exemplo, é o mais comum e importante membro do gênero Escherichia, esse microrganismo é responsável por uma variedade de patologias, como; gastrenterite e infecções extra intestinais, como ITU, minigites e sepses. Essas infecções extra intestinais incluem, também, bactéremia, meniginte neonatal e infecções intra-abdominais.

A Salmonella responsável por enterite (febre, náusea, vômito, diarreia com ou sem sangue, cólicas abdominais), febre entérica e bacteremia. A maioria dessas infecções é adquirida pelo consumo de alimentos contaminados, aves, ovos e laticínios são as fontes mais comuns de infecção.

Shigella é responsável por a gastrenterite ou shugelose, uma diarreia aquosa inicial que progride para dores abdominais e tenesmo (fezes com ou sem sangue). A forma grave da doença e causada por S. dysenteriae. A transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa por via orofecal.

Yersinia, os patógenos mais conhecidos desse gênero são Y. pestis, Y. enterocolitica e Y. pseudotuberculosis. O patógeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com